Casa Created with Sketch.

Exposição exalta a beleza de mulheres em tratamento do câncer de mama

O evento será sediado na área externa da Casa das Rosas e tem curadoria do crítico de artes visuais Paulo Klein

 (Divulgação/Casa.com.br)

Neste mês, a Casa das Rosas conta com uma programação super especial: porque outubro é dedicado à importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o casarão da avenida Paulista exalta a beleza das mulheres em tratamento.

Sob curadoria do crítico de artes visuais Paulo Klein, a exposição Artemisa traz trinta fotografias de Marcio Scavone com intervenção artística de Sandra Martinelli.



 (Marcio Scavone e Sandra Martinelli/Divulgação)

Depois que Marcio fotografou trinta pessoas em tratamento de câncer de mama – modelos por um dia –, Sandra fez uma pesquisa e relacionou as suas histórias à paleta de cores do fotógrafo e à pesquisa sobre espécies botânicas com propriedades medicinais para criar uma intervenção artística, com tinta à óleo, sobre as imagens impressas. 

“A proposta é criar um espaço de conscientização da prevenção por meio de um projeto artístico”, explica Igor Cayres, idealizador da Artemisa, mestre em gestão cultural e artística e filho da grande produtora cultural e antropóloga Beth Cayres, que faleceu de câncer em abril de 2019.

“Criamos um cenário para acolher e valorizar as mulheres em tratamento de câncer de mama. Foram diversos perfis, idades e estágios de tratamento e cada uma emprestou sua força, beleza e história para ajudar na conscientização da população da importância de realizar os exames preventivos”, completa.

 (Marcio Scavone e Sandra Martinelli/Divulgação)

Para o curador Paulo Klein, a exposição ultrapassa as artes plásticas e alcança o patamar que ele chama de “arte convivência”. “Como um todo, o projeto se utiliza de uma técnica mista, unindo fotografia, pintura, processo digital, mas também envolve o ouvir, o sentir, o refletir da força das pessoas fotografadas. É das histórias dessas mulheres que se alimentaram o fotógrafo, a maquiadora, a pintora, o cinegrafista e todos que tiveram a chance de estar envolvidos”, explica.

Os 30 modelos, 29 mulheres e um homem – já que o câncer de mama também atinge, em menor escala, o sexo masculino – foram selecionados pelo Coletivo Pink, projeto de conscientização sobre o câncer de mama, fruto da parceria da Pfizer com diversas instituições, como Instituto Oncoguia, Femama, Fundação Laço Rosa, Meninas de Peito e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

“Eu achei incrível a proposta da seção de fotografia, a experiência como um todo. Não tenho vergonha de mostrar minhas cicatrizes. Elas fazem parte da minha história, contam quem eu sou e o quanto eu consegui ressignificar, a partir do câncer, a minha vida”, conta Regiane*, uma das fotografadas.

View this post on Instagram

Depois de um 2018 incrível, o Coletivo Pink está de volta. E o projeto chega agora com muitas novidades, a começar pelo endereço. Desta vez, ocupamos um dos espaços culturais mais conhecidos de São Paulo: a Casa das Rosas! Mas … por que falar de câncer de mama por meio da arte? Em primeiro lugar, porque a doença vai além do corpo. Somos também mente e emoções. Resgatar esse olhar integral, que leva em conta todos os aspectos do ser humano, é um dos nossos grandes propósitos deste ano. Por isso, além de atividades informativas, debates e oficinas, nesta segunda edição você vai desfrutar de um Festival de Artes muito inspirador, com música, teatro, cinema e diferentes atividades especiais. Conheça a programação em nosso site e se inscreva: www.coletivopink.com.br Afinal, chegou a hora de ir além do Rosa! Pode vir, a casa é sua! #COLETIVOPINK #OUTUBROALEMDOROSA PP-IBR-BRA-0306

A post shared by ColetivoPink (@coletivopink) on

Segundo Marcio Scavone, o retrato começa na conversa, no olhar, no gesto, na observação. “Sempre achei que uma das obrigações do retratista é mostrar o que o retratado quer esconder. De repente, no meio desses 30 retratos, eu percebi que elas e ele não tinham nada a esconder, ao contrário, querem mostrar tudo”, diz.

Grupo Pé de Manacá, inserido na programação do Festival de Arte e Cultura de São Paulo na Casa das Rosas.

Grupo Pé de Manacá, inserido na programação do Festival de Arte e Cultura de São Paulo na Casa das Rosas. (Divulgação/Casa.com.br)

Além da Artemisa, a Casa das Rosas vai promover, também, o Festival de Arte e Cultura de São Paulo. Do dia 1 ao dia 20 de outubro, o evento oferece uma programação diversa montada em torno do feminino, que vai do popular ao erudito, passando pelas oficinas, de trabalhos manuais, de amarração de lenços para as cabeças, escrita criativa, até shows ao ar livre, de samba, choro, ópera, forró, dentre outros. Para conferir mais informações sobre o festival e se inscrever nas oficinas, clique aqui.


Exposição Artemisa

Quando: de 01 a 20 de outubro de 2019

Onde: Casa Das Rosas. Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-902

Horário: Terça a sábado, 10h às 22h; Domingo: 10h às 18h; Segundas, fechado

Telefone: (11) 3285-6986


Festival de Arte e Cultura de São Paulo na Casa das Rosas

Projeto: Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa

Quando: De 1 a 20 de outubro de 2019, sempre de terça-feira a domingo.

Onde: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo (Metrô Brigadeiro)

Horário: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; domingos, das 10h às 18h.

Inscrições: www.coletivopink.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s