Aproveite para ler na quarentena e conheça esse 10 escritores brasileiros
Se você está disposto a conhecer novos autores e autoras do Brasil e explorar diferentes narrativas e universos, então essa lista veio em boa hora!
“Falamos em ler e pensamos apenas nos livros, nos textos escritos. O senso comum diz que lemos apenas palavras. Mas a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o mundo, lemos a vida. Tudo pode ser página“, disse uma vez o escritor moçambicano Mia Couto. E nos tempos em que vivemos – isolamento e pandemia do Coronavírus lá fora – ler ganha ainda mais essa proporção mágica, que vai muito além do físico.
Também recorro a Drummond, que escreveu “que a vida tem dessas exigências brutas” e, talvez, seja na literatura que possamos encontrar o conforto, a inquietação, a cura, até mesmo o caos, para alimentar a mente com conhecimento nesse período. Se você está disposto a conhecer novos autores e autoras do Brasil e explorar diferentes narrativas e universos, então essa lista veio em boa hora!
Confira abaixo escritores brasileiros que você precisa começar a ler na quarentena:
1. Conceição Evaristo
Romancista, poeta e contista, Conceição Evaristo é um grande expoente da literatura contemporânea. Já foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015. Em suas obras, que misturam realidade e ficção, o elemento principal é a vivência das mulheres negras, em textos profundos que denunciam as desigualdades raciais e também enaltecem a ancestralidade da negritude brasileira.
Obra que indicamos: “Olhos d’água” (2014)
Quer conferir o restante da lista? Então clique aqui e confira a matéria completa da CatracaLivre!