Continua após publicidade

Winter is coming: confira esta casa nas montanhas 

Essa criação 'nas rochas' estendeu as falésias do Líbano

Por Redação
18 nov 2021, 19h00


Karim Nader Studio construiu um retiro habitacional apelidado de “nas rochas” em um cenário cinza espetacular e textural.Localizado em Faqra, Líbano, a região é definida por suas dramáticas formações rochosas esculpidas ao longo de milênios de chuva e neve. O berço natural e convidativo oferece vistas panorâmicas da área de esqui próxima e dos vales.

(Dia Mrad/Reprodução)

Buscando uma imersão total na natureza, a equipe projetou a casa como uma extensão da tela cinza existente em volumes de concreto aparente – que contêm as funções privadas da casa e são conectados por um telhado flutuante de zinco.

O plano da cobertura serve para encerrar o espaço entre os volumes privados, definindo as áreas sociais transparentes e voltadas para o exterior.

(Physical Model/Reprodução)

Arquitetos do estúdio Karim Nader elaboraram três quartos “perfurados”, onde cada entrada em uma curva se abre para um pequeno pátio com uma árvore, uma pedra e uma perspectiva selecionada para o exterior.

Veja também

Os quartos são como mundos aconchegantes, totalmente revestidos de madeira para criar a parede dupla necessária sem exceder um padrão contemporâneo de espessura.

(Dia Mrad/Reprodução)

A área de recepção se destaca pela ausência de fechamento ao extremo. O telhado, medindo 18 m, protege uma fachada totalmente operável, voltada para o norte e para o sul. Esse elemento cria uma configuração incomum para um ambiente onde a possibilidade de viver ao ar livre durante a primavera, verão e outono se torna um convite natural.

Continua após a publicidade
(Dia Mrad/Reprodução)

A entrada da casa foi feita no lado oeste através de uma escada em cascata que serpenteia em torno das rochas, alcançando o terraço da recepção onde uma longa piscina se projeta para a vista e rua. O canto sudeste, com sua formação rochosa circular existente, torna-se o receptáculo para um deck com lareira e um terraço estendido com lavanda, pedras menores espalhadas e seixos na tradição zen.

(Reprodução/Designboom)

A composição geral, uma infinidade de volumes cinzentos encimados por um telhado, reitera os elementos da iconografia de uma casa – é como se a natureza tivesse assumido o controle.

*Via Designboom

Continua após a publicidade
Publicidade