Casa Created with Sketch.

Jockey abre seu canteiro de restauro para visitação, em SP

Os visitantes poderão conhecer as técnicas do restauro e ver os restauradores em ação em um dos maiores complexos de art déco do mundo

Quem gosta de arquitetura e está em busca de opções de passeios ao ar livre em São Paulo, vai gostar dessa novidade. É que o Jockey Club da cidade está passando por uma restauração e seus gestores decidiram permitir que o público possa visitar o canteiro de obras e conhecer o que tem sido feito para restaurar o complexo de edifícios do hipódromo.

“Muitas pessoas perguntam se temos imagens de como o Jockey Club ficará depois do restauro. A resposta é que ele deverá ficar exatamente igual ao que é hoje, só que novo”, explica Wolney Unes, diretor da Elysium Sociedade Cultural, entidade responsável pelo projeto de restauro.

 (divulgação/Casa.com.br)

A minuciosa restauração começou no início de julho e inclui o pórtico de entrada principal e o passadiço de acesso às arquibancadas sociais. E o que diferencia esse processo de uma reforma comum é que no restauro, os profissionais precisam pesquisar profundamente como era o projeto original do prédio para conseguir ser fiel à essas características já que a construção é tombada pelas entidades de proteção do patrimônio histórico e arquitetônico.

O projeto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo foi feito pelo brasileiro Elisário Bahiana, sendo mais tarde alterado pelo arquiteto francês Henri Sajous. E hoje é reconhecido como um dos maiores complexos de art déco do mundo.

 (divulgação/Casa.com.br)

Nesta fase da obra, os restauradores já removeram todas as esquadrias enferrujadas e passaram as peças por diferentes técnicas de retirada da oxidação. “Este primeiro momento ainda era complicado para permitir visitas por conta dos andaimes, mas agora que as esquadrias foram recolocadas, estudantes de arquitetura, engenharia, história e, é claro, todo e qualquer cidadão paulistano, é bem-vindo para vir até aqui e visitar as obras”, completa Unes.

Vale ressaltar que todos os visitantes recebem capacetes e óculos para percorrer os espaços com toda a segurança. Não é permitida a entrada de pessoas vestindo chinelos ou calçados que não cubram o pé inteiro.

Gostou da ideia? Para fazer uma visita em grupo, é só agendar um horário no sitewww.restaurojockeysp.com.br/agende-sua-visita/ ,de acordo com a disponibilidade de guias para acompanhar o grupo.

 

Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 1263
Cidade Jardim – São Paulo
Horário de visitas: de quinta a sábado, das 10h00 às 17h00
Devido às obras,entradaapenas pelo estacionamentotanto para carros quanto pedestres
Rua Dr. José de Queiroz, s/n

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.