Hospital em Bangladesh é o mais novo Melhor Prédio do Mundo

O edifício é inovador e oferece luz e ventilação naturais para os pacientes

Por Redação Atualizado em 27 fev 2022, 00h15 - Publicado em 4 fev 2022, 19h00
URBANA/Designboom

‘Hospital da Amizade’ em Bangladesh, projetado por Kashef Chowdhury/URBANA, é o vencedor do prêmio internacional RIBA 2021. Encomendado pela ONG Friendship, o local oferece instalações médicas vitais para comunidades rurais de Satkhira no sul do país, uma área costeira que foi diretamente impactada pelo aumento do nível do mar.

URBANA/Designboom

O hospital remoto recebeu o cobiçado prêmio RIBA por um júri internacional composto por Odile Decq, Es Devlin, Jeanne Gang, Rossana Hu e Gustavo Utrabo. A presidente do júri, Odile Decq, elogiou o projeto por seu toque humano, chamando-o de “uma celebração de um edifício dedicado aos humanos”.

O programa de prêmios bienais, que inclui o RIBA, também nomeou o Hooba Design Group como o arquiteto emergente internacional RIBA 2021 pelo edifício de escritórios, Kohan Ceram Central, no Irã.

URBANA/Designboom

Uma vez perto dos campos de grãos, o local do hospital é cercado por uma paisagem inundada que abriga a pesca de camarão. A água também corta a extensão do complexo na forma de um canal ziguezague que separa os pacientes internados e ambulatoriais.

Esse canal desvia a água da chuva para um tanque recém-construído para evitar o encharcamento, além de fornecer resfriamento durante os verões quentes, reduzindo a necessidade de ar condicionado.

Veja também

URBANA/Designboom
Continua após a publicidade

O arquiteto Kashef Chowdhury de URBANA elaborou uma arquitetura baixa composta por uma série de volumes e pátios de tijolos, que trazem luz e ventilação naturais e oferecem espaços tranquilos para pacientes e visitantes descansarem. O tijolo local foi escolhido por suas qualidades resilientes e baixo custo, com aberturas na alvenaria oferecendo áreas privativas de sombra e resfriamento natural.

URBANA/Designboom

“Hospital da amizade incorpora uma arquitetura de humanidade e proteção que reflete a missão filantrópica da ONG Friendship de proporcionar dignidade e esperança às comunidades por meio da inovação social. O hospital é relevante para desafios globais críticos, como acesso desigual aos cuidados de saúde e o impacto esmagador do colapso climático em comunidades vulneráveis.

É uma demonstração de como a bela arquitetura pode ser alcançada através de um bom design quando se trabalha com um orçamento relativamente modesto e com difíceis restrições contextuais”, disse Odile Decq.

URBANA/Designboom

Simon Allford, presidente do RIBA, acrescentou: “Este é um exemplo de design pensativo e criativo de um edifício de grande importância e escala, construído com um orçamento modesto e trabalhado com a comunidade local e seu entorno natural em mente. Kashef Chowdhury/URBANA criou uma arquitetura inovadora, clara, refinada, econômica e encantadora com impacto social – fornecendo serviços essenciais de saúde na área rural e abordando os efeitos crescentes da emergência climática.”

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade