David Adjaye ganha a medalha de ouro real do RIBA 2021

O arquiteto britânico-ganes foi o primeiro arquiteto negro a receber o prêmio

Por Nádia Simonelli Atualizado em 1 out 2020, 15h38 - Publicado em 1 out 2020, 15h35
reprodução/dezeen

O arquiteto britânico-ganes David Adjaye recebeu, ontem, um dos prêmios mais importantes da arquitetura: a medalha de ouro real do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, o RIBA, em 2021. Ele tornou-se, então, o primeiro arquiteto negro a ganhar o prêmio.

Aprovada pela Rainha, a medalha de ouro real reconhece os profissionais que se dedicaram ao avanço da arquitetura. “É uma grande honra ter meus colegas reconhecendo o trabalho que desenvolvi com minha equipe e sua contribuição para o campo nos últimos 25 anos”, diz Adjaye, que fundou o escritório Adjaye Associates em 2000.

Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana Smithsonian reprodução/dezeen

Entre os principais projetos assinados por Adjaye, está o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana Smithsonian, em Washington, a loja Whitechapel, em Londres, o conjunto habitacional Sugar Hill, no Harlem, entre outros. “A arquitetura, para mim, sempre foi sobre a criação da beleza para edificar igualmente todos os povos do mundo”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Sugar Hill, um conjunto habitacional acessível para o Harlem reprodução/dezeen

Segundo Alan Jones, presidente do RIBA, a contribuição de David para a arquitetura e o design em todo o mundo é surpreendente. “Estou entusiasmado por termos muito mais coisas para fazer”, afirma. Alan diz, ainda, que em todas as escalas, de residências particulares a grandes centros de artes, pode-se sentir o trabalho cuidadoso de Adjaye.

A loja Whitechapel, em Londres reprodução/dezeen


“Acredito que sua prática e ensino em escolas de arquitetura enriqueceram significativamente seu trabalho. Sua visão artística e social criou projetos públicos que demonstram perfeitamente o potencial cívico da arquitetura – fomentando empatia, identidade e orgulho”, finaliza o presidente..

Continua após a publicidade

Publicidade