Continua após publicidade

Fachada perfurada e jardins substituem ar condicionado

Projeto de edifício misto no Vietnã garante contato dos moradores com áreas verdes e temperatura agradável, mesmo no verão

Por CicloVivo
11 abr 2021, 18h00

Uma construção chama a atenção na vila de Bat Trang, Vietnã. É uma casa de 5 andares que aproveita a cerâmica típica da região em sua fachada, com perfurações e jardins elevados que garantem a refrigeração. O projeto é do estúdio Vo Trong Nghia Architects e a casa foi construída para uma família de sete pessoas que queria viver em uma construção integrada à natureza, e que também abrigasse uma loja de cerâmica.

(Hiroyuki Oki/CicloVivo)

A Bat Trang House, como foi chamada, é envolvida por 4.098 tijolos de cerâmica que foram feitos individualmente sob medida para criar uma pele perfurada com aberturas funcionais. Os tijolos foram feitos à mão por produtores locais. “A arquitetura da superfície, com aberturas verticais na fachada se mesclam com as árvores criando um toque verde para a área”, explicam os arquitetos.

(Hiroyuki Oki/CicloVivo)

Uma série de jardins elevados preenche o espaço entre as paredes externas e uma segunda fachada interna. A fachada interna tem janelas com vista para o verde e garantem a iluminação natural dos ambientes.

Continua após a publicidade
(Hiroyuki Oki/CicloVivo)

As aberturas das peças de cerâmica garantem a circulação do ar e as árvores e outras plantas fornecem uma zona de ar resfriado, que garante uma temperatura agradável no interior, mesmo nos dias mais quentes.

Veja este conteúdo completo no site CicloVivo!

Publicidade