Casa é inteira revestida de telhas e tijolos

Assinado pelo escritório CTA, o projeto no Vietnã tem dois andares e é dividido em dois blocos conectados por uma passarela

Por Redação Atualizado em 19 mar 2021, 21h11 - Publicado em 18 mar 2021, 06h00

Em Tay Ninh, Vietnã, o estúdio CTA construiu a “2hien”, uma casa de família projetada para um casal e suas duas filhas pequenas. Construída em dois andares, em um terreno de 75 m², a casa é composta por dois blocos conectados por uma passarela elevada e um átrio elevado que traz luz natural deslumbrante para as áreas de estar.

Casa revestida com tijolos e telhas tem um pátio e apassarela entre os dois blocos as construções de dois andares
Hiroyuki Oki/Designboom

O design do CTA começa com o terreno. Em vez de usar toda a área dele, a equipe propôs uma casa de dois andares com uma base menor, permitindo que o resto do terreno se tornasse um espaço verde onde os amigos se reúnem, o marido cuida das árvores, a esposa cultiva legumes e as crianças brincam. O jardim também é uma estratégia importante de projeto, pois oferece luz natural e ventilação em uma área urbana densa.

Sala de jantar com iluminação natural por conta da abertura entre os dois blocos da casa revestida em tijolo
Hiroyuki Oki/Designboom

O CTA dividiu o projeto em dois blocos que são conectados por duas grandes aberturas, uma passarela elevada e um pátio interno. Desta forma, o projeto quase pode ser lido como duas casas numa só, onde o quarto dos filhos é separado do dos pais mas o principal polo social se encontra numa zona central e comum. O pátio coberto serve a três finalidades principais: cria um espaço de transição entre o interior e o exterior; estabelece uma conexão visual entre espaços e membros da família; e maximiza a luz e a ventilação naturais, o que significa menos energia gasta em iluminação e refrigeração artificiais.

Escritório com acesso para as demais áreas da casa revestida em tijolo
Hiroyuki Oki/Designboom
Continua após a publicidade

O espaço social central no primeiro andar é onde a família janta junta, as crianças estudam, o pai deita na rede e a mãe relaxa, lê ou cozinha. No piso superior, os beirais rebaixados criam um espaço de aprendizagem para as duas crianças, um local acolhedor e seguro mas ao mesmo tempo arejado e flexível.

Quarto do casal da casa revestida em tijolo
Hiroyuki Oki/Designboom

Em termos de materiais, a casa foi construída principalmente com tijolos vermelhos comuns e ladrilhos de escama de peixe que foram reciclados da antiga casa da família. Estes dois materiais conferem ao edifício um aspecto distinto, ao mesmo tempo rústico e vibrante, enquanto os azulejos reutilizados evocam memórias do passado de onde viveram.

Veja todas as fotos do projeto na galeria

 

Continua após a publicidade

Publicidade