Estacionamento em Los Angeles vira abrigo temporário para moradores de rua
Com 70 leitos, a proposta visa combater a crise habitacional e o desemprego que o país enfrenta em meio à pandemia
Com o desemprego atingindo níveis sem precedentes nos Estados Unidos nos últimos meses, não é surpresa que a necessidade de fornecer moradia e abrigo para as populações transitórias e sem-teto do país seja mais urgente do que nunca.
No início deste mês, em Los Angeles, um novo projeto de habitação comunitária, denominado Aetna Street Bridge Home, foi revelado como um modelo pioneiro para ajudar a enfrentar a crise dos sem-teto na cidade. Projetado pela Lehrer Architects e localizado em um estacionamento subutilizado no bairro de Van Nuys, o complexo é uma das peças centrais da resposta de emergência da cidade. Ele fornece abrigo seguro e convidativo para as comunidades locais até que estejam conectadas com uma casa permanente.
Projetado em três semanas e construído em apenas quatro meses, o Aetna Street Bridge Home ocupa um terreno mais de 1000 m². Possui 70 leitos em suas estruturas, que são feitas de reboques.
A Lehrer Architects, uma das 20 empresas de arquitetura pré-aprovadas da cidade, venceu o projeto Van Nuys depois de concorrer a uma solicitação de proposta. Eles também criaram o projeto em condições orçamentárias aceleradas e simplificadas.
“O Departamento de Engenharia da Cidade definiu os requisitos para este projeto, parte de um programa de 15 abrigos em toda a cidade, ‘A Bridge Home’. Decidimos persegui-lo porque está intimamente alinhado com a nossa missão de fazer a nossa parte para abrigar os sem-teto”, relembra o sócio da empresa e líder do projeto, Nerin Kadribegovic.
“Já estamos trabalhando em centenas de unidades de habitação permanente, que levam alguns anos para serem projetadas e construídas, então uma ‘casa-ponte’, ou um abrigo temporário, foi uma ótima maneira de nos envolvermos e fornecermos alívio imediato à crise”, afirma.
Na Aetna Street Bridge Home, unidades modulares pré-fabricadas foram transformadas em acomodações. Isso inclui espaço para refeições e para reuniões compartilhados, uma área de recreação para animais de estimação, chuveiros e banheiros, lavanderia e uma área de armazenamento segura.
A Lehrer Architects implantou uma abundância de detalhes gráficos coloridos para criar personalidade, trazer um design único e sensibilidade estética aos espaços – uma estratégia rápida e eficaz considerando o orçamento, a natureza temporária e as limitações de tempo do projeto.
Afastado da calçada por uma faixa verde brilhante que sobe nas laterais dos edifícios, o complexo incorpora árvores existentes para trazer uma sensação de alívio.
No refeitório, um grande dossel amarelo brilhante equipado com iluminação e aquecedores de ambiente oferece um espaço que pode ser usado por todos ao longo do dia. O pavimento solar reflexivo ajuda a resfriar o microclima do campus, enquanto a construção de um deck elevado entre as estruturas transforma os espaços entre os setores em locais de interação e apoio.
Os tratamentos gráficos da empresa são especialmente eficazes na área de armazenamento dos residentes, onde a cidade designa lixeiras azuis padronizadas que podem ser trancadas para serem usadas para manter os pertences pessoais seguros.