Casa Created with Sketch.

Designers criam cabana de madeira portátil

Projekt Datscha é uma pequena casa de madeira sobre rodas, construída para minimalistas e amantes da natureza

As designers Anna Busch e Monika Binkowska apresentam Projekt Datscha, uma pequena casa de madeira sobre rodas, construída para minimalistas e amantes da natureza. O nome remete às dachas, palavra russa para casas de campo. Atualmente montada em Steiermark, na Áustria, a cabana pode ser transportada para qualquer local desejado, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários um ambiente confortável, aconchegante e totalmente equipado.

 (Magda Tracz, Anna Busch e Monika Binkowska/designboom/Casa.com.br)

Para Projekt Datscha, Busch e Binkowska queriam projetar uma casa pré-fabricada que ainda apresentasse um design exclusivo e personalizável. Para obter a permissão de reboque, a estrutura deveria atender aos mesmos requisitos legais de uma carreta de caminhão, em termos de altura, largura e peso máximos.

A estrutura de madeira e os suportes de metal fornecem à cabine a integridade estrutural necessária para resistir a ventos contrários de 120 km/h durante o reboque. Para ficar dentro do limite de peso permitido de 3,5 toneladas, foram utilizados apenas materiais de construção leves, como janelas de alumínio, isolantes PIR e compensados ​​de balsa.

 (Magda Tracz, Anna Busch e Monika Binkowska/designboom/Casa.com.br)

Um dos maiores desafios de projetar uma casa com apenas 4 m de altura e 2,55 m de largura foi encaixar todas as funções desejadas em um espaço tão restrito.

O interior de 18 m² possui uma área de estar principal com cozinha, mezanino e banheiro equipado com banheira. Para economizar espaço, as designers instalaram uma mesa dobrável sob medida e um sofá-cama, mas evitaram outros móveis transformáveis, pois tendem a ser pouco práticos.

 (Magda Tracz, Anna Busch e Monika Binkowska/designboom/Casa.com.br)

A casa possui um sistema de aquecimento infravermelho inteligente e caldeira de água, que requer conexão à eletricidade. Caso não haja energia, a casa ainda pode funcionar fora da rede, graças ao fogão a álcool e ao banheiro de compostagem sem cheiro.

 (Magda Tracz, Anna Busch e Monika Binkowska/designboom/Casa.com.br)

A estrutura é arrematada por telhado de duas águas, já que é a representação mais emblemática de uma casa. Todos os elementos externos, como calhas de chuva e coberturas de janela, estão bem ajustados, criando uma forma minimalista e elegante.

 (Magda Tracz, Anna Busch e Monika Binkowska/designboom/Casa.com.br)

A casa usa cores claras e vivas e se integra harmoniosamente no ambiente natural. Grandes janelas permitem que a luz penetre o interior, enquanto a abertura no telhado permite que os ocupantes observem as estrelas à noite. Esta casa pequena, porém espaçosa, é ideal para duas pessoas, embora possa acomodar confortavelmente até quatro. Projekt Datscha estará disponível para aluguel a partir da primavera de 2021, no hemisfério norte.

 

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.