Casa Created with Sketch.

Casa inteligente: dicas de um projeto chinês para espaços pequenos

Móveis planejados e o uso da tecnologia foram os recursos que fizeram o imóvel parecer maior

As casas inteligentes, que aproveitam os espaços pequenos, já são uma realidade do presente e a tendência é que, cada vez mais, novos produtos sejam desenvolvidos para facilitar a vida da sociedade moderna. Um projeto arquitetônico que já utiliza essas inovações é o Smart Zendo, um apartamento de quatro cômodos, em Hong Kong, na China. Ele foi planejado pelo Sim-Plex Design Studio, que é especializado em soluções para pequenos imóveis. Confira as ideias abaixo!

 (reprodução/Sim-Plex Design Studio/Casa.com.br)

Foram escolhidos equipamentos ativados por voz e móveis compactos para o melhor aproveitamento de cada canto. Os moradores podem abrir as cortinas, fechar e abrir portas, acender e apagar luzes de forma prática. Até mesmo o sistema de segurança, telas e cortinas podem ser controladas pelo celular.

 (reprodução/Sim-Plex Design Studio/Casa.com.br)

A demanda principal era abrir mais espaço no apartamento, onde moram um casal de viajantes e seu filho. Para dar a sensação de amplitude, foram colocadas janelas grandes, pisos e armários de madeira clara — que agradaram o dono, que é adepto às práticas de feng shui.

 (reprodução/Sim-Plex Design Studio/Casa.com.br)

Mas, a criação foi muito além da simples sensação de ter mais espaço, elevando o chão da sala para transformá-lo em um local para guardar itens úteis da casa e brinquedos. A base das cadeiras e gavetas e também o tampo da mesa de centro são ocos. Os bancos rebaixados da plataforma foram pensados para as cerimônias do chá da família.

 (reprodução/Sim-Plex Design Studio/Casa.com.br)

Uma porta de correr na cozinha divide o cômodo com o quarto, que acomoda a avó da criança quando o visita. Tanto no dormitório infantil quanto no do casal, há uma cama do tipo plataforma, que também pode ser utilizada como cadeira — no caso dos adultos, o assento acompanha uma mesa de maquiagem escondida.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.