Continua após publicidade

A arquitetura industrial-pós-moderna-gótica da nova temporada de Westworld

O seriado conta com uma série de referências arquitetônicas, de design, e até locações em obras conhecidas

Por Ana Carolina Harada
24 mar 2020, 16h30

SPOILER ALERT: se você não viu a nova temporada de Westworld ainda, vai lá fazer isso agora depois volte aqui.

(Reprodução/Casa.com.br)

Bem, com os avisos dados é hora de comentar as reviravoltas da série e o novo mundo que acabou de ser descoberto. A temporada começa com Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), Maeve Millay (Thandie Newton) e os outros androides deixando o parque e descobrindo que o mundo real não é o velho Oeste nem o Japão da Era Edo. Eles se deparam finalmente com a Los Angeles do ano 2058, um futuro nem tão distante do nosso.

(Reprodução/Casa.com.br)

Ao contrário da maioria das séries e filmes de ficção científica, porém, esse não é um mundo distópico clássico, em estilo Blade Runner, com poluição, chuva, e decadência. Segundo Howard Cummings, designer de produção da série: “queríamos que este fosse um futurismo fundamentado. É o que você esperaria que as coisas fossem, exceto que, eventualmente, você descobre que pode estar apenas na superfície”.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Casa.com.br)

Para conseguir essa estética que parecesse avançada e antiga ao mesmo tempo, as filmagens misturaram locações em vários países além dos Estados Unidos. Algumas tomadas externas foram feitas em Cingapura (por causa da presença de telhados verdes e jardins verticais nos arranha-céus) e os escritórios da Delos Corporation eram na Espanha. Inclusive, a La Fabrica, de Ricardo Bofill faz uma aparição. “Usamos partes do local real e criamos uma [versão] futurista dele” por meio de um conjunto adicional, diz Cummings. “O lugar todo é essa coisa maravilhosa, estranha, Industrial-pós-moderna-gótica. É muito interessante”.

(Reprodução/Casa.com.br)

Outra obra marcante de arquitetura é a Wallace E. Cunningham em Encinitas, Califórnia. Ela foi escolhida por possuir uma escada “flutuante” de concreto e muito vidro. Era importante para a equipe que as novas locações possuíssem a mesma linguagem visual e atmosfera das temporadas anteriores, mesmo no mundo em expansão.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Casa.com.br)

Para a iluminação, a decoradora de cenários Julie Ochipinti escolheu painéis grandes de LED nas paredes e peças personalizadas produzidas por Damon Liebowitz. No mobiliário e acessórios, estão presentes os objetos da Muji, HD Buttercup, Hammer and Spear, JF Chen e Tortoise.

Publicidade