240 peças de madeira viram biblioteca de rua na Bulgária
A instalação, montada na cidade litorânea de Varna, tem capacidade para receber até 1500 exemplares de livros
Conhecida como a “capital marítima da Bulgária”, a cidade de Varna recebeu um presente bem especial, que faz jus ao seu apelido: uma biblioteca de rua em formato de caracol marinho.
A estrutura, projetada pelo Downtown Studio, foi construída a partir de 240 peças de madeira, que permitem a disponibilização e o compartilhamento de até 1500 livros.
A ideia surgiu a partir da percepção de que o contato dos jovens com a literatura estava diminuindo significativamente, devido ao crescimento do consumo digital. Decidiram, assim, projetar a Rapana, esta intervenção literária e artística no meio da rua; uma estrutura inspirada pela natureza e suas formas orgânicas.
A obra foi projetada usando as ferramentas de desenho paramétrico, através de softwares que permitem aos arquitetos experimentar diferentes formas e variações. A equipe – Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva – pôde testar, assim, mais de 20 variações, alterando o número de peças de madeira verticais e horizontais e sua largura e altura.
O design final foi uma biblioteca aberta, permissiva à luz, com espaços para sentar e um pequeno palco para artistas de rua e sessões de salão.
A Rapana foi desenvolvida com a ajuda da European Youth Capital (Capital Europeia da Juventude), que concedeu um prêmio à cidade de Varna em 2017.