4 truques para acertar nos revestimentos em apartamentos pequenos

Além de dar a sensação de amplitude, boas escolhas também ajudam a valorizar o imóvel

Por Redação Atualizado em 8 jul 2022, 18h29 - Publicado em 10 jul 2022, 19h00
Foto mostra living com piso amadeirado e paredes com revestimento cerâmico que lembra pedra natural, em tom acinzentado.
Roca Brasil Cerámica/Divulgação

Apesar da pouca metragem, apartamentos compactos podem se tornar muito aconchegantes e iluminados. Mas, para isso é preciso fazer escolhas assertivas e bem planejadas. A integração costuma ser uma das soluções mais procuradas e, para valorizá-la, acertar nos revestimentos é essencial.

“Um revestimento bem escolhido pode auxiliar na sensação de amplitude para apartamentos pequenos, assim como destacar um cantinho especial”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Segundo a expert, a escolha do revestimento pode impactar em toda a atmosfera do apartamento. A seguir ela revela 4 dicas importantes:

1. Um revestimento para todo o imóvel

Duas imagens lado a lado mostram um living e uma cozinha com revestimento que se repete nos diferentes ambientes. Todos em tons claros e neutros.
Roca Brasil Cerámica/Divulgação

“A principal dica é optar pelo mesmo revestimento em todo piso do apartamento, conferindo sensação de unidade visual”, explica. Nesses casos, o importante é optar por linhas que tenham mais de um acabamento, como polido ou antiderrapante, por exemplo. Em alguns casos, é possível também optar pela continuidade entre piso e parede, dispensando rodapés.

2. Grandes formatos são boa opção

Sala de estar integrada com sala de jantar e cozinha
Projeto Marê Arquitetura Julia Ribeiro/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Os revestimentos em formatos grandes também são uma ótima escolha, pois possuem menos juntas entre peças, criando uma continuidade fluida na aplicação. Além disso, eles proporcionam uma limpeza e manutenção ainda mais fáceis.

3. Cuidado com as cores

Foto mostra quarto de casal com piso cerâmico claro, parede revestida com painel de madeira e mobiliário em tons de branco e bege.

Além do tamanho, as cores também devem ser bem escolhidas quando o assunto é decorar espaços pequenos. “Apartamentos pequenos pedem por tons claros e neutros, isso porque eles refletem a luz e são capazes de tornar todo o ambiente iluminado. Essas cores também auxiliam na sensação de amplitude”, diz Christie.

Apostar em porcelanatos que evocam o concreto ou cimento queimado também é uma ótima opção para aqueles que prezam por um décor mais industrial. “Porcelanatos amadeirados, por sua vez, trazem aconchego e, por toda a tecnologia em sua fabricação, podem ser aplicados em cozinhas e banheiros sem preocupação”, aponta Christie.

4. Paginação faz a diferença

Por fim, o sentido de aplicação do revestimento também pode fazer a diferença em apartamentos pequenos. “Quando aplicamos revestimentos verticalmente em uma parede, reforçamos a sensação de pé direito acentuado. Nos pisos, por sua vez, aplicações de porcelanatos que criem linhas na diagonal ou vertical são bons truques”, diz Christie.

Continua após a publicidade

Publicidade