Tira-dúvidas da obra: como obter uma parede de tijolinhos à mostra?

Dá para expor os blocos originais da estrutura, revesti-la de peças partidas ao meio ou cobri-la de plaquetas

Por Da Redação Atualizado em 9 set 2021, 13h51 - Publicado em 12 dez 2016, 16h30

1. Numa reforma, podemos retirar a massa que encobre a estrutura da residência. Nesse caso, o desenho dos blocos, normalmente de aspecto rústico, será uma agradável surpresa. O descascamento, no entanto, exige cuidado para não danificar as peças. Trate a superfície com lixa e impermeabilizante ou demão de tinta conforme o efeito desejado.

2. Outra possibilidade é empregar lajotas maciças cortadas, que também oferecem visual antiguinho. Só atente às juntas, controladas na espessura e no alinhamento. Também conhecido como tijolo bipartido, suas dimensões após o corte são cerca de 5 x 5 x 20 cm. Lembre-se: a aplicação engrossa a parede entre 7 e 8 cm – portanto cuidado com alizares (margem de portas e janelas) e rodapés. Quando assentado em paredes externas, esse material retarda a passagem do calor para os cômodos. O tratamento é o mesmo dedicado à superfície descascada.

3. Ainda como acabamento, encontramos no mercado uma opção de menor custo ao investir em placas cerâmicas com dimensões e cores semelhantes às do tijolo de barro. Como vantagem, elas são extremamente rígidas, possuem textura lisa e dispensam impermeabilização. Apesar de acréscimo de mínimos 2 cm depois da colocação, continue observando sua interferência em alizares e rodapés.

*Por Marcio Moraes, arquiteto

Continua após a publicidade

Publicidade