Continua após publicidade

Qual é a altura correta para cubas e pias?

Acertar na altura de cubas e pias é fundamental para facilitar tarefas diárias

Por Redação
8 abr 2023, 19h00

Os acabamentos de banheiros e cozinhas, cada vez mais, estão se tornando peças de design que vão além do aspecto funcional, tornando-se protagonistas da decoração destes ambientes.

Banheiro com parede revestida de azulejos laranja, box de vidro e espelho redondo.
Projeto de Isabella Lucena. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: Lilia Mendel/Casa.com.br)

Porém é preciso pensar também em qual local e altura as peças serão instaladas; qual o espaço da bancada e até mesmo o tipo de torneira que será utilizado na composição, aliando design e praticidade.

Banheiro com cuba circular e metais dourados.
Monocomando de Mesa 6877 DV650 Linha Elegance 650 – Fani; Saboneteira de Parede 4100 DV185 Linha Lunna 185 – Fani;Porta-toalhas Curto 4410 DV185 Linha Lunna 185 – Fani. (Fani/Casa.com.br)

A marca Fani e a arquiteta Regina Padilha, mestre em arquitetura sustentável, reúnem abaixo tudo o que você precisa saber para acertar na escolha de cubas, pias e metais.

Altura correta para cubas e pias em banheiros e lavabos

Banheiro com revestimento de madeira e espelho redondo.
Projeto de Cadda Arquitetura. (Gabi Haddad/Casa.com.br)

Em relação à bancada, a altura normalmente utilizada para banheiros varia de 90 a 94 centímetros, levando em conta a altura média de uma pessoa de 1,70 metro, intervalo que abrange diferentes perfis de pessoas e que pode ser uma referência para banheiros de uso compartilhado, como é o caso dos lavabos.

Continua após a publicidade
Cuba esculpida em banheiro.
Misturador de Mesa 1877 BK480 Linha Elo 480 – Fani; Saboneteira de Parede 4100 BK420 Linha Essence 420 – Fani; Porta-toalhas Médio 4420 BK420 Linha Essence 420 – Fani; Cabide 4600 BK420 Linha Essence 420 – Fani. (Fani/Casa.com.br)

É importante personalizar esta medida para pessoas que sejam mais altas ou mais baixas em relação à média, sobretudo em banheiros das áreas íntimas da casa. A altura também pode mudar a depender da cuba escolhida para a decoração da bancada.

Banheiro branco com cuba solta branca.
Projeto de Estúdio Glik de Interiores. (Manuel Sá/Casa.com.br)

“Se for uma cuba de apoio, por exemplo, a altura da bancada pode ser um pouco menor, já que a medida da louça precisa ser levada em conta e esses centímetros a mais vão fazer toda a diferença”, orienta Regina.

A escolha por uma cuba de apoio também implica na escolha de um modelo de torneira ou monocomando de mesa com bica alta ou de torneira ou misturador instalado diretamente na parede, desde que a altura do ponto de água seja compatível.

Continua após a publicidade

“No caso das cubas embutidas ou esculpidas, ou seja, os modelos mais fundos, basta considerar a altura da bancada”, completa a arquiteta.

Altura correta para cubas e pias em cozinhas

Cozinha com bancada branca e marcenaria verde clara.
Projeto de Casa Ninho Studio. (Produção visual: Rodolfo Consoli/Fotos: Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A grande preocupação em torno da altura da bancada é não proporcionar ao usuário uma experiência desconfortável. No banheiro, ficar na ponta dos pés para conseguir lavar as mãos ou se inclinar demais para lavar o rosto são hábitos que não costumam demorar tanto, o que pode até passar despercebido. Já a cozinha, demanda cuidados maiores, porque pressupõe tarefas mais exigentes como preparar os alimentos e lavar a louça, por exemplo.

Continua após a publicidade
Cozinha integrada com ilha.
Monocomando de Mesa 6256 OV606 Linha Gourmet – Fani. (Fani/Casa.com.br)

“O padrão de altura de bancada para cozinhas é de 90 a 92 centímetros, mas assim como nos banheiros e lavabos, é uma medida que pode ser personalizada para atender o perfil dos moradores – por exemplo, uma pessoa de 2 metros vai precisar de uma bancada em torno de 1 metro”, orienta Regina.

Bancada branca de cozinha com marcenaria azul.
Projeto de Cadda Arquitetura. (Gabi Haddad/Casa.com.br)

É preciso respeitar também uma distância mínima livre entre a bica da torneira e a válvula de escoamento no fundo da cuba: ela precisa ser de, pelo menos, 30 centímetros para garantir uma boa experiência de uso.

“Nas cozinhas, precisamos ficar de olho na profundidade de bancada. O padrão é de 60 a 65 centímetros, e a cuba costuma ficar centralizada nesta área. Quem deseja uma bancada mais profunda – com 80 centímetros, por exemplo – não pode se esquecer de ajustar a distância da cuba e do metal em direção ao usuário, deixando o espaço adicional para trás do conjunto, evitando que a pessoa tenha que se inclinar para usar a pia”, alerta a profissional.

Publicidade