O imóvel recém-entregue foi reformado para se ajustar aos sonhos do casal jovem, entre eles o desejo de ter uma cobertura inteiramente dedicada ao puro lazer
Por Por Lucila Vigneron Villaça | Projeto Duda Senna e Lívia Dalmaso
Atualizado em 9 set 2021, 14h00 - Publicado em 17 Maio 2016, 09h00
Projeto de Duda Senna e Lívia Dalmaso
(Foto: Ata Photograph/)
Continua após publicidade
“Ana Luísa e eu tínhamos o plano de viver juntos, mas não tão cedo. Tanto é que queríamos reformar nossos quartos individualmente, nas casas de nossas famílias. Porém, no ano passado, ficou pronto o apartamento de cobertura no bairro de Pinheiros, em São Paulo, comprado na planta já há algum tempo. Pensamos: por que não mudar? Assim, decidimos adiantar a vida em comum. No entanto, mesmo novo em folha, o imóvel de 90 m² dispunha de acabamentos e distribuição dos quais não gostávamos. Entramos em contato com a arquiteta Duda Senna, amiga de infância da Ana Luísa, e a quem sempre recorremos quando precisamos de ajuda em reformas. Ao lado de Lívia Dalmaso, Duda desenvolveu nosso projeto: pedimos dez revisões até fecharmos o layout, pois havia muitas expectativas.
No térreo, por exemplo, a preferência era por mais centímetros para a sala e menos para a cozinha, a qual ocupava praticamente uma parede inteira na planta original. Também faltavam armários no quarto. A solução encontrada pelas arquitetas foi ótima: transferir a cozinha para o vão embaixo da escada. Apesar de compacta, ela conta com o essencial ao dia a dia de pratos rápidos e café da manhã. Ainda nesse andar, derrubaram-se as paredes que isolavam o quarto e limitavam a sala. Com isso, conseguimos ambientes amplos. Na suíte, o guarda-roupa assume função de divisória. Varanda e área de serviço também se viram incorporadas ao estar, o que viabilizou um sofá maior, acompanhado de poltronas, um cantinho de trabalho e outro para o piano, meu hobby. Agora, o térreo de 45 m² reúne todo o necessário a nossa vida cotidiana.
Já o terraço, na cobertura, é a melhor parte da casa. Tratava-se de um trecho aberto, só com banheira de hidromassagem, mas recebendo sol de forma excessiva. A obra criou uma cozinha coberta generosa ali, além de lavabo e mesa de refeições. É onde passamos mais tempo: preferimos nem viajar ou sair para restaurantes para curtir um ao outro. A vida aqui é muito boa.”
Roberto Browne, morador
1/11 O casal Ana Luísa e Roberto Browne onde mais gostar de estar: na cobertura, onde o parapeito surge revestido de ladrilhos hidráulicos de 20 x 20 cm (linha desenhada pelo arquiteto Roberto Migotto para a Dalle Piagge). (Foto: Ata Photograph)
2/11 A cozinha ultracompacta aproveita todo o trecho sob a escada, o que aumentou o living. Para alocá-la ali, as arquitetas tiveram de projetar caminhos novos para as instalações hidráulicas e elétricas. Na parede, cerâmicas de 10 x 20 cm (modelo Metrô White, da Eliane). (Foto: Ata Photograph)
3/11 As faixas cobertas de tijolinhos de 7 x 22 cm (da Pasinato, à venda na Passeio Revestimentos) conferem atmosfera calorosa à cobertura, dominada pela fachada do edifício. Por privacidade, módulos de ripas de madeira (MP Decorações) instalados sobre o muro afastam olhares curiosos da hidromassagem. Acompanhando a moldura de alvenaria ao redor da banheira, as arquitetas desenharam bancos do mesmo material, formando um L coberto de réguas de 10 x 120 cm de concreto com visual de madeira, da Castelatto (Mais Revestimentos). (Foto: Ata Photograph)
4/11 Na parte coberta da área de lazer fica a outra cozinha, cuja bancada abriga cervejeira, cuba, cooktop, tanque e lavadora. A marcenaria é da MP Decorações. (Foto: Ata Photograph)
5/11 O trecho ao ar livre conta com mesa (Tok & Stok) e um armário de madeira pensado para esconder o equipamento de ar-condicionado. O muro exibe o azul dos ladrilhos hidráulicos da Dalle Piagge. (Foto: Ata Photograph)
6/11 A alvenaria entre quarto e sala veio abaixo, trocada pelo guarda-roupa do piso ao teto. Deste lado, as portas espelhadas ajudam na percepção de amplitude. Na face voltada para a ala social, o móvel serve de painel de TV. (Foto: Ata Photograph)
7/11 No layout original, o nicho de 60 cm de largura ao lado da porta de entrada previa um armário, mas no projeto das arquitetas, recebeu a mesa de computador com gavetas estreitas, além de prateleiras de madeira fixadas na parte de cima. (Foto: Ata Photograph)
8/11 O canto do sofá é demarcado pelo painel de madeira pintado de preto (MP Decorações), no qual se apoiam os quadros. A prateleira junto ao teto garante espaço para objetos e livros. (Foto: Ata Photograph)
9/11 Vista da sala integrada à cozinha. Antes terraço e área de serviço, a faixa perto da janela abriga agora mesa de jantar e piano. Repare que o quarto tem porta de correr, ao lado da TV: o modelo anterior, de abrir, foi eliminado junto com a parede. (Foto: Ata Photograph)
10/11 Com a derrubada de quase todas as paredes do térreo, ganharam-se centímetros preciosos. A marcenaria teve papel fundamental ao isolar o dormitório e garantir a organização, com armários e estantes. (Foto: Ata Photograph)
11/11 Área total: 90 m²; Projetos elétrico e hidráulico: Duda Senna e Lívia Dalmaso. (Foto: Ata Photograph)