Materiais puros e formas geométricas moldam esta casa na África do Sul
Um jogo preciso e controlado – mas também lúdico – protagoniza esta casa em Joanesburgo, que parece uma caixa de morar
Por Sven Alberding/Bureaux (visual) e Alexander Opper (texto)
Atualizado em 9 set 2021, 10h37 - Publicado em 27 jun 2018, 16h15
Jantar e cozinha unidos compartilham o mesmo – e prático – piso vinílico, que alterna faixas entre o azul e o cinza.
(Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
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E ntre 1914 e 1917, o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965) desenvolveu o sistema construtivo que chamou de Dom-ino – ou Casa Dominó. A ideia para a fabricação em série conjugava soluções como o emprego de lajes planas, pilares e fundações de concreto armado, fachada livre e uma distribuição racional, moderna. A admiração por essa linguagem e a afinidade com o concreto bruto aparecem impregnadas na casa de 350 m² do arquiteto Gregory Katz, em Joanesburgo, África do Sul. Mas não apenas isso. Os anos projetando residências familiares nos subúrbios do norte dessa mesma cidade amadureceram o olhar de Gregory para as formas e os materiais despretensiosos.
Aqui, a construção revela suas feições obedientes ao esquema Dominó, proposto por Le Corbusier: lajes planas com pilares de concreto recuados liberando a fachada. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
“Adoro a qualidade visual crua e mínima das suas garagens”, afirma ele. Apesar de não parecer em nada com uma garagem, a morada desenhada para sua família – uma planta quadrada – guarda, no entanto, algo dessa simplicidade conceitual, a começar pelos acabamentos. Em paginação inesperada, reina na fachada a textura vermelha e chanfrada dos tijolinhos em contraste com as esquadrias amarelas e azuis. Assumidas, as linhas cinzas da estrutura de concreto riscam essa superfície, evidenciando o pensamento da arquitetura.
Nesse canto dos filhos, o móvel revestido de compensado aparente funciona também como guarda-corpo, delimitando o patamar intermediário. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
Lá dentro, por sua vez, o uso da cor surge no piso do térreo, onde faixas de revestimento vinílico azul – a inspiração veio do trabalho do arquiteto italiano Gio Ponti (1891-1979) – cortam o chão diagonalmente, conectando visualmente cozinha, salas de jantar e de estar, ambientes integrados não apenas entre si mas também com o jardim, visto sem restrições através dos grandes painéis de vidro que fecham a área social. Uma vez fora, fica-se diante do vasto gramado que cobre o terreno em declive, onde aparecem ainda acomodadas uma área de churrasqueira, um anexo-escritório em dois andares e, por que não, a excêntrica piscina triangular, outra ênfase do arquiteto no jogo de geometrias que permeia toda a construção. “Sou fã do desenho modular: é fácil de manipular e controlar e possibilita tremenda flexibilidade.”
1/16 Um meio-nível cinco degraus acima do térreo comporta o espaço de jogos e brincadeiras das crianças (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
2/16 Nesse canto dos filhos, o móvel revestido de compensado aparente funciona também como guarda-corpo, delimitando o patamar intermediário. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
3/16 A sala de jantar, coroada pelo pendente da Flos, olha para o jardim. A transição para a área externa se dá numa espécie de varanda, elemento comum nas casas da África do Sul. Portas de correr de alumínio pintado com vidro duplo. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
4/16 A piscina é cercada pela borda de cimento, mesmo revestimento aplicado no interior, que ali foi impermeabilizado com um produto à prova d´água (Penetron). (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
5/16 Nesse canto dos filhos, o móvel revestido de compensado aparente funciona também como guarda-corpo, delimitando o patamar intermediário. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
6/16 Da entrada do quarto do casal, é possível avistar as instalações do banheiro, onde a decoração focou em acessórios elegantes. A única delimitação entre os ambientes é a cabeceira de mármore português, em placas de 30 x 30 cm. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
7/16 Comumente aplicada na cobertura, a telha shingle (base asfáltica, com 2 mm de espessura) cobre todo o exterior do anexo-escritório, erguido com estrutura de aço. Para durar mais, ela recebeu uma camada protetora de silicato. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
8/16 O sol da manhã beneficia o quarto do casal, que tem carpete de pelo curto até na área sob a pia, uma bancada sob medida feita de superfície sólida de resina com pigmento preto brilhante. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
9/16 Um dos filhos do casal, Zackary, posa na janela extra-alta de seu quarto, diante das esquadrias de alumínio pintadas de amarelo – e devidamente fechadas. “Essa opção aproxima os moradores das copas das árvores”, justifica Gregory. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
10/16 Os donos da casa, o arquiteto Gregory Katz e sua esposa, Caryn, à frente da fachada de tijolo chanfrado: a disposição das peças para umlado e para o outro conseguiu o resultado ondulado incomum. O azul-mediterrâneo escolhido para a porta de entrada exibe estudado contraste. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
11/16 Na visão do banheiro do quarto do outro filho, Charlie, o azul surge novamente, agora presente nos azulejos no formato tijolinho. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
12/16 Aqui, a construção revela suas feições obedientes ao esquema Dominó, proposto por Le Corbusier: lajes planas com pilares de concreto recuados liberando a fachada. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
13/16 Jantar e cozinha unidos compartilham o mesmo – e prático – piso vinílico, que alterna faixas entre o azul e o cinza. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
14/16 Teto de toda a casa assume a laje nervurada em sua aparência original, revelando a abordagem prática e crua da arquitetura. Na marcenaria da cozinha, chapas de compensado. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
15/16 O sol da manhã beneficia o quarto do casal, que tem carpete de pelo curto até na área sob a pia, uma bancada sob medida feita de superfície sólida de resina com pigmento preto brilhante. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)
16/16 Na vista de quem está no anexo usado como escritório, destaque para as esquadrias de alumínio pintado de amarelo da morada principal. (Greg Cox/Bureaux/Divulgação)