Esta construção térrea foi pensada para o conforto dos moradores
Projetada pelo arquiteto Sergio Sampaio, a casa se ergue sobre o lote inclinado através de uma estrutura metálica e moldura minimalista
Por Por Silvia Gomez | Projeto: Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento (SSAP) | Fotos: Victor Affaro
Atualizado em 9 set 2021, 13h28 - Publicado em 2 fev 2017, 15h18
Esta construção térrea foi pensada para o conforto dos moradores
(Projeto: Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento (SSAP) | Fotos: Victor Affaro/)
Continua após publicidade
Não é todo dia que um arquiteto pode materializar a casa onde vão morar os próprios pais. “Eles me surpreenderam quando disseram que queriam se mudar e compraram o terreno num condomínio fechado”, conta o autor e filho, Sergio Sampaio. Se, por um lado, os clientes e seus gostos eram velhos conhecidos, por outro, impunham uma condição básica. “A idade dos dois pedia uma construção térrea e acessível, sem obstáculos ao deslocamento.” O lote de 3 200 m² em Itu, no entanto, não aceitaria tão obviamente essa sugestão: com 60 m de frente, apresentava um desnível de 8 m de uma lateral à outra.
A solução foi concentrar o extenso programa – cinco quartos, salas, cozinha, área de lazer e piscina – num único pavilhão, totalmente integrado e adaptado às normas de acessibilidade. Embaixo desse bloco, ficam a garagem e as áreas de serviço, medida que permitiu acomodar a residência na inclinação do lote sem exigir grande movimentação de terra.
Continua após a publicidade
No restante, apenas portas de vidro separam os espaços sociais, conectados inclusive com o exterior. “O projeto tem o pátio como elemento articulador. Por isso, apesar de exibir uma fachada de certa forma introspectiva, a casa revela-se surpreendentemente aberta e clara em seu interior”, define Sergio.
1/9 Vigas e pilares de aço ficam evidentes no patamar inferior, onde garagem e cômodos de serviço se organizam ao redor do espelho-d’água. A rampa leva ao térreo, que concentra todos os outros ambientes, sociais e íntimos. O volume de concreto aparente, à esquerda, abarca o tanque da piscina, que invade a sala, no andar de cima, além das caixas-d’água e do elevador. (Fotos: Victor Affaro)
2/9 Pilares metálicos redondos e delgados sustentam o grande prisma, que parece flutuar sobre o terreno. Apenas o talude frontal foi transformado neste acesso principal, uma escadaria de pedriscos e concreto. (Fotos: Victor Affaro)
3/9 Esta lateral revela a face dos quartos. A laje-painel de concreto do piso fica solta a 80 cm do solo, projetando-se 2 m à frente do pilar metálico (Projeto: Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento (SSAP) | Fotos: Victor Affaro)
4/9 Com piso de placas de microconcreto de alto desempenho (Concresteel), o pátio central articula os ambientes internos e traz luz natural, filtrada pelos brises de madeira laminada colada. “São 250 peças colocadas uma a uma, a cada 50 cm”, conta Sergio (Projeto: Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento (SSAP) | Fotos: Victor Affaro)
5/9 Com a cozinha aberta, ao fundo, o espaço social se revela totalmente integrado. As únicas divisórias são as folhas de correr de vidro. No piso, aparecem novamente as placas de microconcreto de alto desempenho (Concresteel) vistas no pátio, mas polidas. (Fotos: Victor Affaro)
6/9 A piscina curva, revestida internamente de tinta epóxi branca, adentra a sala. Repare como as colunas metálicas ficam sempre à vista, opção do projeto. (Fotos: Victor Affaro)
7/9 Em nome da acessibilidade, os ambientes de maior uso ficam todos próximos e no mesmo nível, no térreo. Elemento articulador da planta, o pátio central separa a área social da ala reservada aos quartos (Fotos: Victor Affaro)
8/9 Fonte de luminosidade para o térreo, o pátio resume os materiais usados na casa: piso cimentício com microgrânulos, laje pré-fabricada de concreto, vigas e pilares de metal e fechamentos de vidro e de madeira, esta vista no brise A cobertura (Omnitrade Brasil) é de manta termoplástica aplicada sobre painéis de OS B com isolante termoacústico. (Fotos: Victor Affaro)
9/9 Dinâmico, o desenho da casa apresenta vários planos na diagonal. Livres de esquadrias, as folhas de vidro (Suprema) que fecham os espaços sociais deslizam em trilhos de alumínio embutidos no forro. O paredão da entrada exibe azulejos assinados por Alexandre Mancini. (Fotos: Victor Affaro)