Escadaria retrátil se transforma em elevador para cadeiras de rodas

O exemplo inspirador de design inclusivo é uma forma de democratizar o acesso e aprimorar a mobilidade urbana. Veja o vídeo

Por Redação Atualizado em 9 set 2021, 10h48 - Publicado em 11 jun 2018, 11h02

A proposta é da empresa britânica Sesame Access, que já instalou mais de 100 modelos em Londres e pela Europa. A tecnologia oferecida pela companhia é solução para uma das maiores dificuldades dos usuários de cadeiras de rodas: subir escadas.

Sesame Access/Divulgação

As plataformas de elevação são invisíveis e ficam escondidos em escadarias feitas sob medida que se transformam com o o toque de um botão. Criados com tecnologia de ponta, os elevadores foram instalados pla universidade de Cambridge, no Palácio de Kensigton, na Tate Britan e no Sotheby’s em Paris, além de outras localidades. O elevador funciona quando um botão é pressionado, fazendo com que os degraus se retraiam revelando a plataforma que será elevada até o nível desejado.

O conceito da Sesame Access foi vislumbrado pelo fundador Charlie Lyons depois de um amigo desabafar sobre as dificuldades enfrentadas por sua esposa que era cadeirante. No vídeo abaixo, confira como a tecnologia funciona:

Continua após a publicidade

Publicidade