Efeito caixa: espaços revestidos do piso ao teto são tendência

O estilo que faz uso de um único acabamento aparece em diversos ambientes na principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do país

Por Deborah Apsan (visual) e Renato Bianchi (texto) Atualizado em 9 set 2021, 12h43 - Publicado em 14 jul 2017, 17h22

Ambientes com parede, teto e piso revestidos com o mesmo material aparecem como tendência entre os projetos da mostra Casa Cor São Paulo 2017. Veja a seguir uma seleção de diferentes ideias com esse mesmo intento: profundidade visual e jogo de planos.

1. Mix de volumes

O bloco central revestido com um mosaico de três mármores diferentes (da NPK com execução da DMX2) rouba a cena no Loft Romanov, projeto assinado pelo Suite Arquitetos como proposta de releitura contemporânea dos palácios russos.

Divulgação/Luis Gomes

O módulo de 7,50 metros quadrados que abriga o banheiro vale como divisória para o ambiente maior, com acabamento de carvalho europeu (Parket) do piso ao forro – a madeira emoldura o estar, produzindo a percepção de caixa dentro da caixa.

Divulgação/Luis Gomes

“Essa brincadeira cria uma sensação interessante de volumetria, propiciando diferentes noções de espaço”, define a arquiteta Daniela Frugiuele, uma das autoras e integrante do escritório.

2. Surpresa escondida

O Loft do Viajante, ambiente do arquiteto Maicon Antoniolli, se organiza em torno do bloco do closet, de 3,70 metros quadrados.

Continua após a publicidade

“Pensando numa espécie de percurso, o volume é descoberto aos poucos, o que enriquece o projeto e surpreende. A própria cor está no limite entre o verde e o preto, só se revelando quando iluminada pelos spots”, explica Maicon.

Divulgação/Luis Gomes

Como o pé-direito no lugar é baixo, a caixa de 2 metros de altura feita com chapas de MDF não alcança o teto a fim de aumentar a sensação de amplitude. No acabamento externo foram aplicadas ripas de 1,5 centímetros de largura.

Divulgação/Luis Gomes

Depois, esse lambri recebeu esmalte acetinado à base d’água (no lado de fora, Coral, ref. Floresta Negra; na parte interna, Coral, ref. Natureza Real, tonalidade um pouco mais clara).

Veja mais projetos na galeria a seguir!

Continua após a publicidade

Publicidade