Continua após publicidade

5 dicas para escolher a cuba de apoio ideal

Designer de interiores da Lorenzetti releva como selecionar a peça certa para tornar o ambiente funcional e ainda mais elegante

Por Redação
8 set 2022, 13h00
Foto mostra bancada de banheiro em mármore preto com cuba de apoio retangular e torneira preta de linhas retas instalada na lateral esquerda da cuba sobre a bancada. Ao fundo, a parede de vidro permite ver o jardim.
(André Nazareth/CASACOR)

Banheiros e lavabos têm ganhado cada vez mais a atenção dos moradores porque permitem ousar na decoração com acabamentos, cores e texturas que conferem personalidade ao ambiente.

Dentre os produtos mais procurados, a cuba de apoio se tornou uma das principais protagonistas, pois além de ficar em evidência sobre a bancada, apresenta variações de design, formatos e cores, conferindo total elegância e modernidade.

No entanto, na hora de definir a cuba de apoio é necessário observar alguns pontos importantes, que vão além da estética e da funcionalidade da peça. Pensando nisso, Claudia Tieko, design de interiores da Lorenzetti, destaca algumas dicas para a escolha da cuba de apoio ideal para o projeto. Vamos lá?

Continua após a publicidade

1. Atenção às medidas da bancada

Foto mostra bancada de banheiro em madeira com cuba de apoio branca e torneiras de parede em tom dourado, com espelho redondo ao fundo. Sobre a bancada vemos um dispenser de sabonete líquido, um vasinho de planta e três toalhinhas de mão enroladas.
(divulgação/Casa.com.br)

Ao iniciar a escolha da cuba de apoio, é necessário considerar aspectos como as medidas da bancada que receberá a louça. “O ideal é que a bancada seja sempre maior que a largura total da cuba, pois dessa maneira haverá espaço para receber os demais acessórios.

No momento da instalação da bancada é preciso se atentar também à metragem de distância do chão de, no mínimo, 75 cm”, indica Tieko.

Continua após a publicidade

2. Harmonize a cuba com o metal sanitário

Banheiro com cuba de apoio branca e detalhe em preto combinando com torneiras de parede na cor preta, também usada nos metais da área de banho.
(Divulgação/Casa.com.br)

Em relação aos formatos das cubas, atualmente há uma gama variada de opções. “Trata-se de um critério de escolha muito pessoal do morador. Os modelos retangulares e quadrados são mais imponentes e possuem traços mais marcantes.

A cuba redonda ou oval apresenta características de leveza e delicadeza. A dica é optar por versões que harmonizem com o metal sanitário e com a personalidade do projeto”, destaca a especialista.

Continua após a publicidade

3. Não esqueça de observar se a cuba é com mesa ou sem mesa

Foto em detalhe mostra bancada pequena de banheiro com cuba de apoio quadrada com mesa em tom semelhante.
(Divulgação/Casa.com.br)

No mercado, é possível encontrar dois modelos de cubas de apoio, com mesa ou sem mesa. As opções com mesa apresentam uma superfície ao fundo com três furos para a instalação de torneiras ou misturadores. Na versão sem mesa, por sua vez, não há espaço para o metal sanitário, que deverá ser instalado na bancada ou na parede.

Continua após a publicidade

4. Observe a distância entre a bica do metal e a borda da cuba

Foto mostra bancada de banheiro em madeira com duas cubas de apoio redondas e torneira de parede em acabamento dourado, também usado na moldura do espelho redondo sobre parede de pastilhas.
(Fani/Divulgação)

Outro ponto importante que deve ser observado é em relação à instalação da torneira ou misturador. “A distância da bica do metal para a borda da cuba deve sempre ficar entre 10 e 15 cm. Essa é uma regra que deve ser adotada em todos os modelos de cubas de apoio, com ou sem mesa, e para os modelos de torneiras ou misturadores, com bica baixa ou alta.

Dessa forma, é possível evitar que a água que cai na louça respingue para fora da cuba. Além disso, há espaço suficiente para que as mãos sejam lavadas adequadamente”, complementa a designer.

Continua após a publicidade

5. Combine a cuba com o estilo do seu ambiente

Foto mostra bancada de chão em mármore com cuba de apoio sem mesa redonda na cor cinza e torneira dourada instalada na bancada.
(André Nazareth/CASACOR)

Por fim, o estilo do espaço que receberá a cuba pode implicar de maneira considerável na escolha da peça. “Caso o espaço apresente uma decoração moderna, a dica é optar por cubas com design diferenciado ou modelos coloridos.

Um exemplo seria a opção na cor preta, característica mais ousada e que garante personalidade ao espaço. No caso do estilo clássico, a sugestão é aplicar cubas convencionais na cor branca, apostando sempre nos formatos mais tradicionais”, sugere Tieko.

 

Publicidade