Como escolher o acabamento do porcelanato

Para áreas externas ou internas, secas ou molhadas, cada versão do material tem uma função específica que deve ser considerada na hora de fazer a escolha

Por Redação Atualizado em 3 ago 2022, 17h08 - Publicado em 4 ago 2022, 19h00
Living com decoração minimalista tem piso e paredes revestidas com o mesmo porcelanato imitando mármore natural.
Roca Cerámica/Divulgação

O porcelanato é uma opção resistente e muito versátil, que pode ser aplicada em todos os ambientes da casa. Mas, como cada ambiente tem uma necessidade específica (principalmente no caso dos pisos), é preciso entender e saber escolher o acabamento correto de cada revestimento. Isso faz toda a diferença, tanto na praticidade do cotidiano quanto em termos de segurança.

Sala com piso e parede em porcelanato

“Muito versáteis e tecnológicos, os porcelanatos podem ser usados em áreas internas ou externas, secas ou molhadas, com acabamentos adequados para cada situação”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, referência no setor com suas marcas Roca Cerámica e Incepa. A seguir, confira as dicas reunidas pela marca, para ajudar você a fazer a escolha certa.

Porcelanato Esmaltado

Conhecido por sua resistência, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte em sua superfície, protegendo melhor a peça. “Seu processo de fabricação faz com que seja uma opção mais resistente às manchas, sendo indicado para áreas internas e externas”, afirma Christie. Outra característica é que ele em baixa absorção de água e apresenta boa resistência.

Esmaltado polido 

Quarto com cama de casal, piso de madeira escura e parede da cabeceira da cama em porcelanato claro com veios que lembrar mármore.

Nesta versão, o porcelanato esmaltado recebe um polimento para reforçar o brilho após o processo de esmaltação. Assim, ele ganha uma camada de esmalte maior e mais transparente. “São indicados para áreas secas, especialmente para salas e quartos”, afirma Christie.

Continua após a publicidade

Alguns acabamentos esmaltados especiais podem apresentar uma intensidade de brilho ainda superior, capaz de realçar o efeito de profundidade das estampas, proporcionando um efeito 3D nos desenhos dos produtos.

Com a tendência dos ambientes integrados, há ainda linhas completas com mais de um tipo de acabamento. “Para permitir a continuidade de piso entre diversos ambientes integrados, existem linhas com uma gama diversa de acabamentos. O resultado visual é idêntico, mas as peças se adequam à necessidade de uso do espaço”, explica Christie. Assim, é possível garantir segurança aliada a uma estética única, perfeita para projetos contemporâneos.

Porcelanato acetinado e mate

Os porcelanatos com acabamento acetinado e mate se destacam pelo toque macio, suave e discreto alcançado através do processo de escovação das peças. “Eles podem ser aplicados em áreas internas secas ou molháveis, assim como de tráfego intenso”, diz Christie.

Acabamentos antideslizantes

Varanda de casa tem piso de porcelanato fosco antideslizante, parede coberta por vegetação e integração com área de estar.

Existem no mercado linhas com diferentes níveis de resistência ao escorregamento. Alguns são ideais para áreas molhadas internas e possuem uma superfície menos áspera, com toque mais suave, quando comparado aos antideslizantes comuns.

Outras linhas são concebidas para calçadas residenciais, escadas internas e varandas. Opções com um coeficiente de atrito ainda maior são recomendadas para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental, como em decks de piscina ou na área do box do banheiro. Por isso, na hora de escolher é importante tem em mente a aplicação que será dada a cada tipo de material.

Tendência: porcelanatos em paredes

Mesa de jantar branca com cadeiras brancas em ambiente minimalista que tem piso e paredes revestidos com o mesmo porcelanato claro que lembra mármore.

Não há restrição de uso dessas peças em paredes, independentemente do acabamento escolhido. Atualmente, aliás, os porcelanatos têm sido cada vez mais procurados para esse fim, seguindo a mesma estética do piso na decoração.

Continua após a publicidade

Publicidade