Como driblar uma vizinhança adensada
Sufocada por construções contíguas, esta casa de 89 m² em Buenos Aires, na Argentina, teve seus limites reinventados em prol de arejamento e luz
Na Argentina, é comum denominar genericamente de PH (propiedad horizontal) a tipologia de uma série de casas que dividem o mesmo terreno, uma seguida da outra. É justamente o caso deste imóvel de 89 m², cuja reforma coube ao escritório CCPM Arquitectos. Batizada de PH Lavalleja na reforma, a residência era a última do longo lote. Concentrando-se num jogo de recortes, o projeto se valeu de uma espécie de envelope metálico único aberto aqui e ali para promover claridade e ventilação, alternando a comunicação dentro e fora. “As aberturas enquadram o cenário em que a arquitetura surge”, defendem os arquitetos do grupo, Constanza Chiozza e Pedro Magnasco. No interior, a marcenaria sob medida ajuda a aproveitar o espaço no sentido vertical, oferecendo diferentes situações de uso.
Leia também: Pisos para área externa: três modelos para diferentes objetivos
PARA ORGANIZAR
A marcenaria mostrou-se essencial na definição dos cômodos, cuja comunicação se dá naturalmente, entre um patamar aberto e outro.
PARA ILUMINAR
Recortes como este, fechados com vidro, se multiplicam ao longo dos andares, criando um jogo geométrico para a entrada de luz.
PARA PROTEGER
Removidos, os fechamentos originais foram substituídos por esta casca única de metal pintado de branco, o que permitiu um desenho sob medida das partes abertas e fechadas.
PARA AMPLIAR
Diante dos 89 m² da construção, a saída foi tirar partido vertical do espaço, com mezaninos formando diferentes ambientes.