Cobertura de vidro vai da garagem à cozinha gourmet

Proteção de 48,70 m de comprimento liga os extremos da residência paulistana

Por Por Lara Muniz Atualizado em 9 set 2021, 13h06 - Publicado em 13 abr 2017, 10h00

A casa pré-fabricada de madeira já estava pronta quando a arquiteta Kika Camasmie foi convidada a transformar a edícula numa área de lazer com cozinha gourmet. “Erguer a estrutura metálica e cobri-la com vidro foi uma solução para facilitar o trânsito entre os espaços. Mesmo sob chuva, é possível ir de um lugar a outro confortavelmente”, conta Kika. 

Leia mais: Casa ganha telhado de vidro na reforma

O vidro laminado de 4 + 4 mm está envolto em guarnições de borracha de poliuretano e tem vedação feita com silicone estrutural. (Foto: Luis Gomes)

Planejar uma cobertura assim exige atenção a muitos detalhes. Além do correto dimensionamento, deve-se calcular a inclinação das folhas de vidro a fim de assegurar o perfeito escoamento da água da chuva. Prever acesso fácil para limpeza e manutenção também faz parte do pacote. “Ainda encomendamos as lâminas com recortes para abraçar as árvores que já existiam na passagem. Amplos, os vãos comportam o crescimento delas”, observa a arquiteta.

Junto ao portão, a cobertura alcança 9 m de largura para proteger a garagem. (Foto: Luis Gomes)

Perto do muro, os vidros se encerram antes de tocar novamente a estrutura metálica. Dessa forma, a chuva cai sobre a cerca-viva plantada junto à passarela. (Ilustração: Campoy Estúdio)

Continua após a publicidade

Publicidade