Casa ganha cozinha integrada com jardim e paleta de cores verde e rosa
A proposta do escritório AGORA architecture + design foi criar um layout integrado, em formato L, com grandes janelas e aberturas para conectar os cômodos
Esta casa geminada, projetada em meados do século XX, fica em localizada na tranquila área suburbana de Edimburgo, a capital da Escócia. Uma reforma anterior tinha criado uma cozinha longa e estreita, separada da sala e do jardim dos fundos. O layout fragmentado fazia com que a família ficasse muitas vezes em ambientes separados. A proposta do escritório AGORA architecture + design foi criar um layout integrado que permitisse que a família ficasse mais unida e que trouxesse a cozinha para o coração da casa.
A solução foi criar um projeto em forma de L, orientado para o jardim ao fundo. As paredes da antiga cozinha e hall foram removidas para abrir o espaço, e as janelas e portas alteradas para maximizar as ligações entre a luz e o jardim. Na frente da casa, na antiga cozinha, foi criado um home office/quarto extra.
Um cantinho aconchegante fica no centro da sala de estar, que conta com uma lareira. A cozinha e as áreas de jantar situam-se na parte de trás, com portas duplas e janela panorâmica para o jardim. A estrutura de aço exposta ajuda a definir as zonas.
Na cozinha, os eletrodomésticos ficam escondidos atrás de portas de carvalho, com a pia inserida em um nicho central. Prateleiras emolduram um assento de janela forrado de carvalho, além de fornecer um local para exibir os itens pessoais dos moradores.
O piso em espinha de carvalho é utilizado em todo o térreo, e a paleta de cores verde e rosa é adotada nos móveis da cozinha, nas paredes e nas ferragens e nos estofados. Esta continuidade de acabamentos, juntamente com detalhes mínimos como rodapés embutidos, portas sem moldura e interruptores transparentes ajudam a criar uma sensação de espaço.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: