Antigo celeiro na Eslovênia vira loft minimalista

Galpão de 120 m² teve o interior coberto do piso ao teto por madeira clara

Por Texto Amanda Sequin | Fotos Tomaz Gregoric
Atualizado em 9 set 2021, 14h13 - Publicado em 5 out 2015, 12h00
Integração de loft
A casa funciona como um loft – aqui ficam a sala de estar, integrada ao jantar, logo atrás, e o quarto do casal. Os ambientes com paredes estão alinhados: banheiros, sauna, cozinha e roupeiro.  (Tomaz Gregoric/)
Continua após publicidade

Unidades pequenas, destinadas ao armazenamento de produtos, são comuns nos campos eslovenos. Algumas, porém, já muito desgastadas, são demolidas para dar lugar a outras construções e, aos poucos, a essência arquitetônica da região se perde. Os 120 m² deste galpão no município de Bohinj poderiam ter o mesmo destino, mas o escritório OFIS Arquitetos foi além: manteve a estrutura original, devidamente tratada, e a ela sobrepôs uma espécie de casca de madeira totalmente nova, a qual cobre todo o interior. 

Na fachada e no telhado de concreto, as marcas do tempo permanecem intactas e visíveis – a única intervenção foram recortes para servir de janela e a abertura da varanda na frente, voltada para os Alpes. É ali, rodeado pela tranquilidade, que o casal, com uma criança pequena, passa os fins de semana. 

Publicidade