Alemanha considera testar transporte público gratuito

Na tentativa de reduzir a poluição, o país pode iniciar o projeto ainda em 2018

Por Gabriela de Sanctis Atualizado em 9 set 2021, 11h40 - Publicado em 16 fev 2018, 17h00

Para conseguir cumprir as metas para reduzir a poluição estabelecidas pela União Europeia, a Alemanha estuda tornar o transporte público gratuito. A princípio, a medida seria adotada em cinco de suas principais cidades – Bonn, Essen, Herrenberg, Reutling e Mannheim – ao final de 2018, de acordo com uma carta assinada por um grupo de ministros alemães. O documento, segundo o jornal alemão Die Welt, diz que “a Alemanha está considerando o transporte público gratuito de modo a reduzir o número de carros particulares”.

Além de liberar as catracas, a carta também detalha ideias para implementar zonas de baixa emissão e maneiras para incentivar o uso de veículos elétricos. O movimento poderia transformar radicalmente o modo como as pessoas se movimentam nas cidades, e influenciar o futuro desenvolvimentos da infraestrutura dos locais, segundo Dezeen.

A proposta surge em meio a tensões depois que o comissário ambiental europeu, Karmenu Vella, ameaçou a Alemanha – e outros oito países – com ações legais depois que a nação falhou  em reduzir os níveis de poluição para cumprir com o regulamento.

Publicidade