Continua após publicidade
À exceção das plantas em vasos, nada deste jardim foi planejado. “Deixei a natureza tomar conta”, diz a paisagista Renata Tilli sobre a área verde de sua casa. Para ter de onde admirar esse sucesso por acaso, ela encomendou à Bambu Carbono Zero a armação de 3,50 x 3,50 m com forro sombreador (evidenciado com stain branco, como os pilares) e cobertura de policarbonato.
(Foto: Cacá Bratke/)
Continua após publicidade
Ao prover um local protegido e cercado de verde, ele se torna o ponto de encontro mais disputado do jardim. Erguidos com diferentes materiais, os cinco projetos com pergolados a seguir trazem a natureza para bem pertinho.
1/5 A paisagista Paula Galbi desenhou este volume de 1,20 x 2,40 m para agir como elemento de transição entre os dois lados da varanda em formato de L. O jasmim-de-madagascar já escala o suporte de cumaru, que conta ainda com iluminação de led instalada por trás das ripas junto à parede. No canto, um tanque pequeno abriga carpas sem impedir a passagem. (Foto: Cacá Bratke) 2/5 Ananás, aspargos, bulbines e bromélias povoam a cobertura erguida com malha pop (usada normalmente como armação de lajes) neste espaço aberto para a rua. Pintada de branco, ela encaixa também vasos plásticos. A paisagista Gabriella Ornaghi elegeu espécies capazes de viver bem em períodos de estiagem – as mesmas que aparecem no painel ao fundo. (Foto: Cacá Bratke) 3/5 Após cinco anos guiando pacientemente o jasmim-da-itália, a paisagista Amelia Bratke hoje saboreia a recompensa: o abraço entre a planta e a estrutura de eucalipto autoclavado. O recanto, delimitado por blocos de concreto e pedriscos, alterna com o jasmim a floração de congeias, primaveras e até maracujás. Para a vegetação crescer viçosa, o segredo é dispor de sol pleno. (Foto: Cacá Bratke) 4/5 À exceção das plantas em vasos, nada deste jardim foi planejado. “Deixei a natureza tomar conta”, diz a paisagista Renata Tilli sobre a área verde de sua casa. Para ter de onde admirar esse sucesso por acaso, ela encomendou à Bambu Carbono Zero a armação de 3,50 x 3,50 m com forro sombreador (evidenciado com stain branco, como os pilares) e cobertura de policarbonato. (Foto: Cacá Bratke) 5/5 Os tijolinhos que revestem os pilares de alvenaria seguem o mesmo padrão da casa a que pertence esta pérgula de 3 x 14 m, projeto do paisagista Roberto Riscala, que rodeou o lugar com uma moldura de paralelepípedos e forrou o piso de pedriscos brancos. Vigorosas, a primavera e a sete-léguas já começam a subir pela estrutura, e logo vão reforçar a sombra criada pelas árvores adultas. (Foto: Cacá Bratke)
Produtos para começar o jardim
Mini kit de ferramentas de jardinagem com 16 peças
Regador de Plástico 2 Litros
Terra Adubada Vegetal 2kg
Kit 20 vasos com furos de drenagem
Jardinagem básica para leigos
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve.