Jardim florido mescla estilos toscano e provençal

Paixão da moradora por floradas em vasos e em arbustos norteou escolha das espécies

Por Texto Daniela Hirsch | Projeto Gilberto Elkis Paisagismo Atualizado em 9 set 2021, 14h14 - Publicado em 17 set 2015, 22h16

Há 15 anos, a família paulistana contratou Gilberto Elkis para planejar um jardim que harmonizasse as enormes árvores da periferia do terreno com dois novos fatores: a circulação e a reorganização das espécies. “Mesclei o estilo toscano com o provençal e selecionei vegetação de sombra, pois a área é bem protegida pelas copas”, lembra o paisagista. Como um dos hobbies da moradora é cuidar das plantas, Gilberto criou pequenos espaços para exibir orquídeas e agrupar os diversos vasos, que, antes, espalhavam-se aleatoriamente pelo extenso quintal.

O resultado agradou tanto que, depois de uma década, o profissional voltou a fim de resolver o terreno vizinho, recém-adquirido. Ali, a ideia foi brincar com os volumes e explorar floradas em todas as estações. Reformado há um ano, o recente paisagismo complementa o cenário da área de lazer, a qual inclui gramado e quadra de tênis. Em comum, os dois projetos dão liberdade total à falsa-vinha. Queridinha da cliente, ela arremata vasos, forra paredes, avança pelas escadas e até sobe, muito à vontade, pelo teto da varanda.

Publicidade