Continua após publicidade

3 tendências de arquitetura para 2023

Conexão com a natureza, priorização do conforto e preocupação com a sustentabilidade são conceitos que estarão nos projetos arquitetônicos neste ano.

Por Redação
11 mar 2023, 19h00
Sala de estar integrada com jardim; jardim de inverno
Projeto de Pascali Semerdjian Arquitetos. (Ricardo Basseti/Divulgação)
Continua após publicidade

A arquitetura é uma profissão em constante mudança, uma vez que abe aos arquitetos criarem projetos que atendam às necessidades dos usuários. Pensando em como o segmento vai se “desenhar” em 2023, especialistas acreditam que as tendências para este ano ainda refletem as mudanças de comportamento da pós pandemia.

Quarto; parede verde; cabeceira de madeira; quadro; mesinha lateral
Projeto de Fernanda Medeiros. (Produção Visual: Lu Algarte/ Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

É aí que surgem a relação com os ambientes residenciais, que ganham novos significados. Como as pessoas passam mais tempo em casa, passaram a ver o imóvel de uma maneira diferente, optando pelo conforto e bem-estar.

Sala de estar; Poltrona; poltrona Mole; poltrona Sergio Rodrigues; plantas; luminária de piso
Projeto de Fato Estúdio. (Fotos: Anita Soares Fotografias/Casa.com.br)

Segundo Yasmine Weissheimer, mentora de arquitetos empreendedores, uma grande oportunidade de negócio para esse ano é desenvolver projetos que tenham conexão com a natureza, que dêem prioridade para o conforto, o estilo de vida dos clientes. “E que, acima de tudo, tenham uma preocupação com a sustentabilidade. Acredito muito que esses itens vão fazer parte dos principais conceitos presentes implantados nos projetos de arquitetura em 2023”, destaca ela.

Biofilia

Sala de estar em cinza e verde e poltrona de madeira
Projeto de Ricardo Abreu. (Renato Navarro/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A Arquitetura Biofílica, por exemplo, esteve em alta em 2022, mas realmente se torna uma tendência bem estabelecida e amplamente aceita em 2023. O design biofílico segue um caminho de criar casas que nos ajudem a construir e desenvolver um relacionamento mais profundo e significativo com a natureza.

Varanda com plantas e folhagens.
Projeto de Andrea Balastreire. (Renato Navarro/Casa.com.br)

É uma abordagem da arquitetura que busca conectar nossa tendência humana de interagir com a natureza e com os edifícios onde residimos. E ainda segundo pesquisas, a conexão com a natureza traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas e tem se tornado cada vez mais presente nos projetos de interiores.

Sustentabilidade

Detalhe da fachada mostra floreiras com plantas tropicais nas varandas.
Projeto do escritório AO+, na Colômbia. (Mateo Soto/Divulgação)
Continua após a publicidade

Entretanto, essa ligação vem acompanhada de responsabilidade ambiental. É por isso que em 2023, a Arquitetura da Sustentabilidade é uma tendência fortíssima. Em uma tentativa de fundir a sustentabilidade com a Arquitetura, os arquitetos têm se voltado para projetar casas que sejam verdadeiramente sustentáveis, e não simplesmente “repleta de verde”.

Foto mostra piscina cercada de jardim com fachada lateral da casa feita com paredes de entulho.
Projeto de São Paulo Criação, com paredes feitas de entulho. (Massimo Failutti/Divulgação)

Estas casas pretendem fundir-se harmoniosamente com a natureza, coexistindo com ela e permitindo viver em equilíbrio com o meio ambiente. Eles reduzem a emissão de carbono e incentivam um estilo de vida sustentável. Construções inteligentes, melhor aproveitamento da luz natural, captação de água da chuva, materiais de reaproveitamento e produtos duráveis chamam a atenção para os nossos hábitos de consumo e trazem maior leveza e sofisticação.

Comfy

Varanda; varanda fechada; varanda integrada; sofá; mesinha lateral; madeira; mesa de madeira; luminária; teto de madeira; balanço; tapete; plantas
Projeto de Si Saccab Arquitetura. (Fotos: Evelyn Muller/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

E, por fim, a integração dos espaços é o conceito da Arquitetura Comfy, que também vai ser fortemente trabalhada em 2023. Isso porque ambientes conectados dão a sensação de amplitude, maior interação e conforto, favorecendo a fluidez. Além disso, vamos notar forte presença de revestimentos com texturas e elementos que auxiliam o aumento da sensação de bem-estar.

 

Publicidade