Você não está lavando as suas toalhas com a frequência que deveria

O ideal é colocá-las na máquina depois de três ou quatro usos, usar água quente na lavagem e deixá-la secar completamente antes de usá-la de novo

Por Marcela De Mingo 5 jun 2018, 13h25

Provavelmente, você é do time que deixa para lavar as suas toalhas quando sente que elas estão sujas – ou seja, depois de uma semana de uso. Segundo o Apartment Theraphy, uma pesquisa feita pela GE nos Estados Unidos revelou que 50% das pessoas têm o costume usar a toalha cinco vezes na semana antes de as colocarem na máquina. E 14% admitiram que esperam até oito dias de uso antes de trocá-las.

O principal motivo para lavar toalhas com frequência é porque elas provêm um ambiente úmido, escuro e poroso – o ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Tanto que é comum toalhas testarem positivo para mofo, leveduras e outros microorganismos.

Aliás, é possível você desenvolver doenças só por usar uma mesma toalha por duas semanas (mesmo que você use a desculpa de que você ‘está limpo’ quando passa a toalha no corpo). Por isso, vale a pena ficar de olho em quantas vezes na semana acontece essa troca de roupa de banho.

Afinal, com que frequência lavar toalhas?

O ideal, segundo o American Cleaning Institute, é lavar toalhas depois de três ou quatro usos ‘normais’. Elas devem ser lavadas e secar por completo antes de serem usadas novamente.

Ah, e uma dica óbvia, mas ainda assim válida: se a toalha conter fluídos corporais, como suor ou sangue, deve ser lavada imediatamente após o uso. O ideal é também lavar toalhas com a água o mais quente possível (para matar germes e bactérias) e colocá-las na secadora por até 45 minutos, caso você tenha uma em casa.

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade