Casa Created with Sketch.

8 truques coringa para lavar as roupas

Da solução para aquela mancha difícil de tirar até uma maneira inusitada de manter a cor das peças: essas dicas irão simplificar sua vida (e das suas roupas!)

Lavar a roupa não é uma missão impossível, mas também não é apenas apertar um botão qualquer da máquina. Fora as instruções da etiqueta – que são recomendações dos fabricantes das roupas e sempre devem ser seguidas –  alguns truques apenas as mãos calejadas conhecem. Separamos várias destas dicas, todas úteis e práticas, para usar na hora de acabar com a roupa suja. Confira:

1. A pimenta-do-reino é a melhor amiga das cores

twenty20

 (/)

Pode tirar os detergentes caros do carrinho de compras — um saco pequeno de pimenta-do-reino será a nova estrela da sua lavanderia.  De acordo com o Purewow, esta pimenta é abrasiva e cumpre um papel de “esfoliante” para o resíduo de sabão, que é a principal causa das cores das peças se desgastarem. É só adicionar uma colher de chá ao ciclo de lavagem junto ao sabão costuma usar. Lembre-se que a temperatura da água deve ser gelada!

2. Use uma centrifuga de saladas para lavar seus sutiãs

Colocar o sutiã na máquina de lavar é um perigo: com o tempo, a força da centrífuga irá estragar a peça delicada. Uma maneira de conserva-los por mais tempo é lava-los com uma centrífuga de saladas. O acessório de cozinha limpa gentilmente o sutiã. Assista ao vídeo para saber exatamente como.

3. Manchas de suor saem rapidinho com limão

De todas as manchas, a de suor consegue ser uma das mais persistentes. Nas camisas brancas, então?! Uma boa pedida para se livrar delas é testar o truque do limão: esprema meio copo de suco da fruta e complete com a mesma quantidade de água. Coloque a mistura em uma garrafa com boca de spray e agite. Depois, borrife a mistura na área das manchas, deixando-a bem molhada. Esfregue gentilmente o suco de limão no tecido e a mancha começará a sair! É só deixar o suco de limão agir por uma hora e lavar a blusa normalmente em seguida.

4. Saiba quando e como lavar os jeans

twenty20 2

 (/)

Em primeiro lugar, nunca lave seus jeans após cada uso, a não ser que eles estejam manchados: a cor deste tecido se desgasta facilmente. E já que você não irá lava-los, você pode e deve coloca-los para tomar um ar entre os usos! Deixe-os no banheiro enquanto você toma um banho quente para que a peça absorva o vapor e coloque-a para secar em seguida. Vai parecer que acabou se voltar da lavanderia.

Quando você realmente for lavar seus jeans, vire-os do avesso use apenas água gelada — ela ajuda o tecido a reter a coloração.

5. Evite usar amaciantes nas toalhas

parachute home

 (/)

Acredite se quiser: os amaciantes não fazem bem para as suas toalhas. Em longo prazo o produto cobre as fibras naturais e tem o efeito contrário do proposto. Prefira limpá-las com pouco detergente e água fria.

6. Aprenda a remover manchas difíceis

Cada tipo de mancha precisa ser tratada de uma maneira diferente para ser completamente removida. Na lista abaixo, separamos algumas manchas chatas que saem facilmente com soluções caseiras:

  • Vinho tinto: passe água com gás na mancha depois a cubra de sal e deixe descansar por algumas horas.
  • Café e chá: colocar um pouco de vinagre branco na área suja antes da lavar, deixando agir por alguns minutos, resolve o problema!
  • Batom: retire o excesso gentilmente com o papel toalha. Passe um cubo de gelo para abrir as fibras do tecido e aplique detergente incolor, esfregando em círculos com cuidado para não espalhar a mancha.
  • Sangue: mergulhe a roupa em água gelada com sal por duas horas; passe amônia e água.
  • Molho de soja: misture água quente, suco de limão e detergente neutro. Aplique na mancha com um pano até ela sair.
  • Ketchup: enxague a roupa com água gelada, depois passe uma esponja com vinagre branco e então lave.
  • Graxa: experimente esfrega-las com giz de lousa branco ou talco de bebê. O pó absorve a oleosidade da mancha!

7. Livre-se do mau cheiro com vinagre branco

Suas roupas de academia tem um odor persistente? O mau cheiro vai embora se, a cada lavagem, você misturar um pouco de vinagre branco às roupas. Ele deve ser colocado antes do ciclo começar, assim será enxaguado e nem o cheiro anterior nem o dele permanecerá no tecido.

8. Saiba o que pode ir na máquina de lavar

02-maquinas-de-lavar-roupa-secadora-tanquinho

 (/)

Você sabia que pode usar a máquina de lavar para limpar a cama do seu animal de estimação? Veja esta e mais seis coisas que podem ir na máquina e você não fazia a menor ideia.

 

Leia mais:

Aprenda a lavar e limpar todo tipo de cortina

8 dicas para lavar e organizar as roupas do bebê

Esta máquina passa e dobra sua roupa

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s