Um jardim de inverno embaixo da escada da sala
Para ocupar o espaço embaixo da escada, os paisagistas Éder Mattiolli e Roger Claudino criaram um jardim de inverno simples e aconchegante
Esta casa em São José dos Pinhais (PR) já foi construída com o pensamento de se ter um jardim de inverno embaixo da escada. Ou seja, quando o projeto chegou para os paisagistas Éder Mattiolli e Roger Claudino, o espaço de 1,80 x 2,40 m já estava separado para receber as plantas.
“O piso foi impermeabilizado, colocamos seixos com colorações diferentes e casca de pinus e foi feito um bom sistema de drenagem”, explica Éder. As espécies escolhidas foram: Dracena arbórea, Philodendron xanadu, aglaonemas e pacová. A manutenção é fácil com regas a cada 10 dias, fertilização a cada 3 meses.
Quer fazer igual em casa? Então, anote essas dicas:
-Sempre pesquise qual melhor planta para o local, levando em consideração a incidência de luz natural.
– Faça sempre um bom sistema de drenagem.
-Controle as regas, pois cada planta tem uma necessidade diferente de adubações e de limpeza.
– Há várias espécies que se adaptam muito bem ao ambiente interno: dracenas marginata, pacová, diversos tipos de philodendron, dracena arbórea, palmeira areca, palmeira chamaedórea, palmeira rhafia, palmeira metálica, singônios, bromélia gusmânia, antúrios, pleomeles, aglaonemas para lugares mais escuros, lírios…