Suíte ganha cara de quarto de hotel com paredes de madeira
Para a suíte TU VENS da CASACOR Rio 2023, a arquiteta Paula Müller também utilizou cores quentes no banheiro
A arquiteta Paula Müller estreia na CASACOR Rio 2023, assinando a suíte máster TU VENS, de 30 m², localizada no segundo andar da casa principal do hotel boutique. “Minha ideia foi projetar um quarto acolhedor onde o hóspede também se sinta abraçado e conectado consigo mesmo”, explica. “Sabe aquele quarto de hotel que você sonha em ter em casa, sem nunca precisar fazer checkout?”, brinca.
Para garantir a sensação de acolhimento e conforto, Paula conta que “vestiu” o quarto com madeira natural, presente no piso original de ipê, nos móveis e na marcenaria em L desenhada por ela – de um lado, foi criado um painel que funciona como cabeceira da cama, com iluminação indireta por trás; do outro, o mesmo painel incorpora o armário existente, mimetiza suas portas e deixa à vista quatro nichos na parte superior, com função de estante.
“Para suavizar a presença deste bloco de marcenaria no espaço, optei por quinas e cantos curvos e arredondados”, conta a arquiteta.
Já as paredes do quarto receberam textura na cor Seda Damasco, da Coral, enquanto o teto permaneceu branco para refletir melhor a luz natural durante o dia e criar cenas mais intimistas à noite, por meio de pontos de luz indireta.
Seguindo a paleta cromática, o enxoval neutro da cama ganhou colcha de linho num tom terracota, enquanto o tapete claro (sobreposto ao tapete de tom avermelhado) se conectou ao acabamento das mesas laterais, de laca off white, para criar uma atmosfera mais acolhedora, sensação reforçada pelas cortinhas de linho cru, que emolduram a vista do Cristo Redentor.
Logo ao lado, o canto para refeições, composto por uma mesa com tampo redondo de mármore travertino e cadeiras Arraia, assinadas pela Lattoog, convida para um delicioso café da manhã.
Outro destaque na decoração é o móvel antigo da Rug Home, próximo à porta, que fez um contraponto interessante aos móveis contemporâneos que dominam o espaço e, ao mesmo tempo, se conecta com a própria identidade da casa, que é tombada.
Entre as obras de arte, vale destacar o quadro bordado com miçangas coloridas pelo Atelier Mucki, da artista plástica Mucki Skowronsky (fixado sobre a cabeceira da cama), o quadro da série Diário Íntimo, da fotógrafa e artista Ana Quintella (posicionado perto da mesa de refeições) e a composição de pequenos quadros da série Casas, da artista Daniela Granja (ao lado da bancada do banheiro).
O piso original da sala de banho, em mármore branco piguês, foi mantido. Já as paredes foram revestidas, até meia altura, com cerâmica em tom terracota (modelo Terralma Jalapão, da Portobello), e pintadas até o teto com tinta na cor Terra do Fogo, da Coral.
Para acrescentar um toque de modernidade ao espaço, a arquiteta optou por metais com acabamento all black, desenhou um móvel solto de quinas arredondadas (com bancada em corian e cuba de sobrepor assinada por Jader Almeida para a Deca) e instalou atrás um grande espelho em forma de arco que segue desenho do portal existente, arrematando com a poltrona Cuca, assinada por Zanine Caldas.
Aqui também cortinas de linho cru cumprem a missão de trazer acolhimento ao espaço.
Veja mais fotos do ambiente na galeria abaixo!