Continua após publicidade

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m²

A arquiteta carioca Bianca da Hora estreia na CASACOR SP 2023 com o Loft Vastu com um projeto baseado no vastu shastra

Por Redação
17 jul 2023, 19h00

Depois de marcar presença em oito edições da CASACOR Rio de Janeiro, a arquiteta carioca Bianca da Hora estreia na CASACOR São Paulo 2023 apresentando o Loft Vastu. Trata-se de um espaço de 120 m² que, além de refletir a essência do Rio de Janeiro, com pitadas de frescor e descontração, também foi idealizado para ser a residência da própria arquiteta na capital paulista.

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de estar com meia-parede, quadros, estante e sofá.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

Para evocar uma atmosfera com sofisticação e já surfando na onda do “luxo silencioso”, Bianca incorporou elementos naturais (como madeira, pedras, algodão, linho, couro e plantas) à arquitetura de interiores e ainda lançou mão da técnica indiana vastu shastra (que deu nome ao espaço) na concepção do projeto.

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de estar com mesa de centro, poltrona, tapete e cozinha integrada.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Também conhecido como ciência do bem estar ou feng shui da Índia, o vastu shastra é um sistema tradicional de arquitetura baseado em textos antigos que descrevem princípios de design, layout, medições, arranjo do espaço e geometria espacial”, explica.

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala com parede de pedra, estante, mesa, cadeiras e tapete.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Por meio da orientação de portas e janelas, escolha de cores e materiais e disposição dos móveis, a vastu shastra busca criar um ambiente harmonioso e equilibrado para quem vive ou trabalha no espaço”, acrescenta.

Continua após a publicidade
Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, cozinha com ilha, teto ripado, armários, torre quente e parede de pedra.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

Integrado por living, cozinha com ilha de cocção, lavabo e varanda, o loft explora, com delicadeza, diferentes texturas e tons naturais – em versões rústicas e contemporâneas – e aposta na elegância dos móveis brasileiros de design assinado, com destaque para a poltrona Jangada (de Jean Gillon), o par de poltronas Ouro Preto e a mesa de centro Pétala (de Jorge Zalszupin), além das cadeiras de jantar em jacarandá-da-bahia com detalhes em latão (também de Zalszupin).

Continua após a publicidade
Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, jardim com parede de pedra, vasos e banco.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

Mas também há espaço para criações contemporâneas, como o banco Dominó de mármore (de Claudia Moreira Salles), a mesa de jantar Rino de freijó (criação de Arthur Casas) e o sofá modular Duna (da dupla Danilo Lopes e Paula Gontijo).

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de estar com meia-parede, quadros, estante e sofá.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

Já entre as obras de arte, a arquiteta destaca as gravuras fotográficas do fotógrafo Cássio Vasconcellos, que reproduz o interior da Mata Atlântica, fornecidas pela Galeria Nara Roesler.

Quiet luxury e feng shui indiano marcam este loft de 120 m², Projeto de Bianca Da Hora Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, sala de jantar com lustre de papel, estante e cadeiras estofadas.
(MCA Estúdio/Casa.com.br)

Por fim, a iluminação do loft é totalmente indireta, para deixar os ambientes ainda mais acolhedores e, sobre a mesa de jantar, rouba a cena a composição de luminárias escultóricas Kumo, feitas com cúpulas de papel arroz amassado pelo artista plástico Thomaz Velho.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos!

Publicidade