Seu signo do zodíaco combina com uma dessas 12 plantas
Descubra qual planta combina com as personalidades dos 12 signos e invista nos jardins dentro e fora de casa
O zodíaco define, além da personalidade, uma série de itens para cada signo: elemento, planeta regente e cores. A partir de análises das doze casas nós já definimos o quarto dos signos, o lar ideal e um papel de parede combinando. Só faltaram as plantas para inserir no décor, cada uma com seu próprio significado e força. Confira:
Áries
Você nasceu entre 21 de Março e 20 de Abril? Então você é ariano: e, como um bom signo de confiança e força, precisa de flores que inspirem essa característica na decoração. A Lonicera Caprifolium é uma trepadeira de caules pendurados que também é frequentemente relacionada a esta casa do zodíaco: ela é conhecida por ajudar no desapego do passado e a resistência às mudanças, incentivando o ariano a ser sempre destemido.
Elas amam o sol – alô, fogo ariano! -, são resistentes e podem ser plantadas em treliças e cercas.
Touro
A segunda casa do zodíaco é dominada pelo planeta vênus; assim também é a violeta (família Violaceae). Pequena e delicada, na linguagem das flores a violeta azul representa fidelidade e se relaciona bem com a alma serena e constante do taurino. Ela também tem forte apelo para o lado sensual e romântico do signo, com sua beleza simples e suas cores contrastantes.
Fáceis de cuidar, as regas recomendadas são semanais no inverno e duas vezes por semana no verão. Tome cuidado para não molhar demais as folhas e deixe-as em áreas iluminadas, mas sem sol direto.
Gêmeos
Os nascidos sob esse signo são versáteis e criativos. O lírio-do-vale (convallaria majalis) é a epítome destas características, uma ótima escolha para quem procura manter a mente imaginativa e aberta às mudanças da vida. A simplicidade da planta, de quebra, ainda vai bem com qualquer tipo de decoração — ideal para quem está sempre transformando a casa!
O lírio-do-vale se dá bem em canteiros e fica lindo em vasos, sempre em áreas de sombra e acompanhado de grama ou alguma outra forragem. A rega deve ser feita com frequência!
Câncer
Quando o amor e instinto cuidador são as características mais marcantes de uma pessoa, não há duvidas sobre a planta que as representa: a rosa! Ela é a flor com maior significado emocional, perfeita para românticos incuráveis e companheiros fieis. Em uma variedade incrível de cores, ela pode ter muitos significados atribuídos a ela e ser incorporada a diversos estilos de décor.
Rosas precisam de podas caprichadas durante a primavera e regas atenciosas, feitas o mais próximas do solo quanto possível — a planta é suscetível aos fungos e eles adoram quando as folhagens estão muito molhadas.
Leão
Será que há uma flor que melhor define o leonino que o girassol? Poucas plantas são tão alegres e vivas quanto esta, um reflexo perfeito da vitalidade do signo de leão. E, assim como o rei da floresta, os girassóis podem ser altos, imponentes e confiantes em sua busca pelo poder caloroso do sol.
Preste atenção na variedade comprada, pois as alturas variam. De resto, ele é fácil de cuidar: apenas atente-se à umidade do solo e plante-o em áreas ensolaradas.
Virgem
O virginiano ansioso precisa de elementos calmantes ao seu redor: por isso a Verbena, muito conhecida no mundo dos florais, é sua melhor aliada. Pequena, a planta é relacionada ao relaxamento e reposição emocional. As cores mais comuns da verbena são azul e roxo, tons da serenidade que também correspondem ao signo.
Elas gostam de ser plantadas em cantinhos ensolarados e se satisfazem com pouca água.
Libra
Em sua procura por equilíbrio, o libriano valoriza a elegância presente na simplicidade. Plantas espirituais se dão bem com a casa do zodíaco, a exemplo dos bonsais! As violetas africanas (saintpaulia ionantha) são regidas pelo signo e também são uma boa pedida.
O principal cuidado que ela precisa é a atenção ao solo. Ele deve ser úmido, mais próximo do seco, geralmente regado pela técnica do prato com água embaixo do vaso – só não deixe ele lá por mais de 30 minutos.
Escorpião
Plantas que sobrevivem a espaços sem muito sol, alinhados ao mistério escorpiano, se dão melhor com o signo. A flor mais indicada é o Crisântemo em um vermelho profundo, representante da explosão de sentimentos, paixão e sensualidade.
Como todas as plantas, o crisântemo precisa de sol todos os dias, mas não diretamente. A umidade do solo precisa ser mantida com regas frequentes.
Sagitário
Espíritos livres, o desprendimento resume a personalidade de Sagitário. O narciso se torna ideal para o signo, pois ele simboliza um escape para o reino dos sonhos!
O cultivo é simples: ele aceita bem qualquer tipo de solo, desde que esteja em um ambiente sem luz direta. É só deixar dentro de casa, próximo à uma janela e regar com moderação, conferindo se a terra está sempre úmida.
Capricórnio
Assim como para o libriano, o bonsai é uma boa escolha para a casa de Capricórnio. O motivo, porém, é outro: este signo, tradicional a ponto de ser um pouco conservador, é um dos poucos que tem disciplina suficiente para manter uma árvore anã! Bonsais precisam ser podados e tratados como pequenas esculturas, quase obras de arte.
Cada bonsai tem uma necessidade diferente, mas o melhor truque para definir a rega é não estabelecer uma rotina; em vez de regá-las em dias exatos da semana, confira sempre o estado do solo. É hora de dar água à planta quando ele ainda está úmido, mas prestes a ficar seco.
Aquário
Uma kokedama de orquídea no quarto ou na sala de estar resume a essência criativa do aquariano! Já que nada do décor do signo tem o pé no chão, porque a planta deveria, não é mesmo? O kokedama é um arranjo de origem japonesa em que a planta é suspensa por fios transparentes, acompanhada não de um vaso, mas sim de uma esfera de solo coberta de musgo. É o tipo de decoração ideal para a mente imaginativa, dando um toque único ao ambiente!
As regas devem ser feitas de maneira cuidadosa, de preferência com um borrifador, para que a água se prenda à esfera e não escorra para o chão.
Peixes
Sendo último signo com a água como elemento, nada é mais justo que Peixes seja representado pela flor-de-lótus (nelumbo nucifera). Suas raízes aquáticas representam a mente do pisciano: não há nada que previna que elas se expandam em direção ao desconhecido! A forma como a planta plana suavemente sobre as águas reflete a leveza e bondade de quem nasceu sob esse signo.
Já sabe, pisciano: chegou a hora de investir em um jardim aquático!
Leia também:
11 plantas que você deve evitar se tiver cachorros
5 plantas para ambientes fechados que limpam o ar da casa
Horta em casa: 7 tipos de plantas que você pode cultivar tranquilamente