Continua após publicidade

Desvende todos os segredos dos revestimentos de banheiro

O escritório Trees Arquitetura explica os tipos e como escolher o revestimento das paredes, bancadas, armários e piso de banheiro

Por Redação
2 ago 2023, 19h00

Hoje, a ênfase na higiene e bem-estar colocou o banheiro  como um local de relaxamento e saúde. É imprescindível, portanto, uma arquitetura que garanta beleza, mas não somente isso. Considerando as especificidades de uso – trata-se de uma área que precisa ser resistente à temperatura, umidade e de fácil limpeza – a praticidade é tão importante quanto.

Banheiro branco com box de vidro e armário aéreo espelhado.
Projeto de FPR Studio. (Produção visual: Diego Matos/Fotos: Luiza Schreier/Casa.com.br)

Os Eloy e Felipe Fichberg, do escritório Trees Arquitetura, destacam as principais orientações no projeto de um banheiro funcional.

Banheiro branco amplo com bancada branca e espelho grande.
Projeto do escritório Trees Arquitetura. (Divulgação/Casa.com.br)

“Um banheiro funcional consiste em uma junção de fatores que vão desde a realização de layout eficiente, escolha de materiais adequados, boa iluminação, armazenamento suficiente dos itens essenciais, ventilação adequada e a segurança”, dizem os arquitetos que assinam o banheiro “Pluralidade”, ambiente de estreia da dupla na CASACOR São Paulo 2023.

Banheiro acessível com parede de pastilhas.
Segundo os profissionais do escritório, manter o banheiro organizado e livre de obstáculos é fundamental para evitar quedas ou acidentes. No projeto aberto para visitação na edição 2023 da CASACOR São Paulo, os itens de uso freqüente são facilmente acessíveis, evitando a necessidade de alcançar ou se curvar excessivamente. As paredes são revestidas de pastilhas. | Projeto do escritório Trees Arquitetura. (Marco Antônio/Casa.com.br)

Os revestimentos são um aspecto focal para a composição de um cômodo eficiente.

Banheiro com revestimento de madeira.
Projeto de Cristina Bezamat. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Azulejos cerâmicos, porcelanatos e pastilhas são opções comuns para as áreas molhadas do banheiro, enquanto superfícies como mármore ou granito podem ser especificadas para adicionar um toque de elegância. Os revestimentos de piso também devem ser antiderrapantes, visando a segurança dos usuários”, sintetiza Felipe, que lista as opções mais adotadas nos projetos:

Como escolher o revestimento das paredes, bancadas, armários e piso de banheiro

Paredes

Banheiro; box de vidro; azulejo branco e azul
Projeto de Fernanda Medeiros. (Produção Visual: Lu Algarte/ Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)
  • Azulejos: escolha clássica devido à sua durabilidade, facilidade de limpeza e resistência à umidade. Com uma ampla variedade de cores, desenhos, padrões e tamanhos, permite criar diferentes estilos;
  • Porcelanato: tal qual o azulejo oferece e permite uma enorme gama para as escolhas, porém com uma resistência, durabilidade e tamanhos maiores abre um verdadeiro leque quanto à variedade de acabamentos que pode emular materiais naturais como a pedra, a madeira e os mais diversos materiais como mármores ou granitos;
  • Pastilhas: já na linha de pequenos formatos os pequenos revestimentos de porcelana ou vidro podem ser usados para criar detalhes ou mosaicos nas paredes ou serem usados com cor única. Adicionam um toque decorativo ao banheiro e estão disponíveis em diferentes cores e texturas.

Bancadas

Banheiro com cuba solta, plantas e bancada preta.
No projeto da CASACOR SP, o banheiro Pluralidade contempla como destaque central a bancada de granito nacional preto, Via Láctea, e os espelhos que descem do forro, além do uso das lâmpadas LED que tem um consumo mais eficiente. (Marco Antônio/Casa.com.br)
  • Mármore: Escolha elegante e durável, se destaca pela beleza e aparência sofisticada e por meio das amplas possibilidades de tonalidades e padrões;
  • Granito: Popular para bancadas de banheiro, é durável e oferece um excelente custo x benefício aos projetos;
  • Silestone: Superfície sólida que combina quartzo natural com resinas, é resistente às manchas, riscos e umidade.

Armários

Banheiro com marcenaria branca.
Projeto de Roberta Deviaste. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)
  • MDF laminado: É uma opção comumente adotada devido ao custo e a enorme gama de cores e texturas. Deve ser usado com cuidado porque não deve ser molhado, mas tem baixo custo de manutenção;
  • Madeira maciça: é sempre bem vinda. Nos dias atuais, por conta do alto custo desse material, é usado com certa parcimônia. Se por acaso houver um acabamento de parede que precise ser protegido da água, então o uso da madeira no rodapé é muito bem vindo pois ele evitará que a água atinja o material instalado. Se a marcenaria do banheiro for em madeira natural, o custo será mais alto, mas sua durabilidade será longeva.

Toalheiros:

Banheiro com cuba esculpida e espelho grande.
Projeto de Bianca Da Hora. (Produção visual: Diego Matos/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
  • Aço inoxidável: Fáceis de limpar, são duráveis e complementam diferentes estilos de banheiro;
  • Alumínio: Opção leve e resistente à corrosão para toalheiros, é encontrado em uma profusão de acabamentos e estilos.

Pisos

Banheiro com cuba solta, papel de parede e arandelas ao lado do espelho.
Projeto de Studio 92 Arquitetura. (Mariana Orsi/Casa.com.br)
  • Porcelanato: Assim como nas paredes, é uma escolha popular para pisos por conta de sua resistência à umidade, durabilidade e limpeza simplificada;
  • Cerâmica: as cerâmicas com medidas menores de até 40 cm x 40 cm tem sido menos usada porque os porcelanatos com grandes medidas ocuparam seu espaço, mas há opções bem bonitas que devem e podem ser consideradas uma vez que o custo é muito atrativo também. Não devemos esquecer dos azulejos hidráulicos, quase exclusivos e pequenos, mas que depois de instalados formam desenhos incríveis e tem muitos anos de longevidade.
Publicidade