Continua após publicidade

Retrospectiva Casa Cor: 47 banheiros de todo o Brasil

Banheiros revestidos de pastilhas de vidro, iluminados por leds e seguindo os princípios da sustentabilidade. Conheça as tendências da temporada 2009 de Casa Cor.

Por Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 20 dez 2016, 23h55 - Publicado em 10 dez 2009, 16h10

 

Comemorando o centenário do paisagista Roberto Burle Marx, muitos dos banheiros das mostras de Casa Cor 2009 aplicaram conceitos de sustentabilidade, tanto na estrutura dos projetos (torneiras e válvulas que gastam menos água), quanto na decoração (madeiras de demolição e de reflorestamento na criação de armários e painéis).

Mas a homenagem não parou por aí. O arquiteto Maurício Felzemburgh fez uma releitura da calçada de Copacabana, integrando o piso e as paredes revestidos de pastilhas de vidro no lavabo do café, na Casa Cor Rio Grande do Sul. O uso de pastilhas de vidro também foi tendência nos revestimentos dos banheiros. A iluminação por meio de leds, além de economizar energia, proporcionou um clima intimista na maior parte dos ambientes. Alguns dos banheiros femininos apresentaram cores fortes para energizar as visitantes. Em outros, cores mais claras e objetos de design diferenciado – um exemplo é a bancada escultural de material sintético translúcido, em que se encaixam pias e espelhos individuais no banheiro público feminino, idealizado por Sophia Galvão na Casa Cor Rio de Janeiro. Os banheiros masculinos foram decorados predominantemente com cores escuras. Já os banheiros infantis, tiveram temas lúdicos e futuristas, como o lavabo dos meninos, criado por Denize Demirdjian, na Casa Cor Mato Grosso do Sul, cujo boxe arredondado remete a uma cabine de teletransporte. Saiba o que é tendência para áreas internas e externas da casa acompanhando nossas reportagens sobre mostras de decoração que acontecem em todo o país.

Publicidade