Pura inspiração: arquiteto faz espaço impensado virar realidade
Articulando de modo inteligente imagens e referências, o arquiteto Gustavo Calazans assina projetos residenciais que atendem em cheio à necessidade dos moradores
Inquieto e engenhoso, Gustavo Calazans, à frente do escritório paulistano que leva seu nome, diz apreciar reformas, tal como a solução mostrada abaixo. “Gosto muito da ideia de encontrar os limites, sejam eles físicos, legais, de orçamento, do repertório do cliente, e negociar essas fronteiras”, explica ele.
Na tentativa de descobrir o perfil do interlocutor e aonde ele quer chegar com a obra – muito além da palavra –, o arquiteto envia fotos e lhe pede opiniões. Busca saber o que acha bonito, feio e por quê. “Já houve quem me dissesse não gostar de casa com jeito de velha. Descobri durante o processo que, naquele caso, isso significava acabamento com pátina”, exemplifica. Apresentadas outras ideias, novas diretrizes abriram-se ao trabalho. “E assim vamos desconstruindo conceitos, preconceitos e libertando as pessoas para experimentarem algo a princípio inconcebível”, finaliza.
1. Portas de correr de alumínio na cor aço corten combinam com a viga de aço acrescentada na ampliação do térreo, pintada na mesma tonalidade.
2. Sustentável e muito denso, o piso maciço de bambu fornecido com encaixes macho-e-fêmea e verniz fosco (10% de brilho) forra a sala.
3. O antigo recuo lateral deu lugar a uma raia (2,30 x 10,20 m), revestida de pastilhas em tom azul-esverdeado.
4. Na reforma, o muro ganhou textura e nuances de amarelo com o acabamento de pedra-madeira filetada.
5.O forro é composto de painéis de ripas (2 x 3 cm) de cumaru parafusadas em barras de alumínio. Em cima dessa armação, há vidro laminado.