Prédio na Avenida Faria Lima, em São Paulo, tem uma horta subterrânea

Num dos mais famosos endereços paulistanos, o Edifício Pátio Victor Malzoni abriga a primeira horta “às escuras” do Brasil

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin Atualizado em 20 dez 2016, 23h17 - Publicado em 31 Maio 2016, 20h12
01-predio-na-avenida-faria-lima-em-sao-paulo-tem-uma-horta-subterranea

Sob as duas torres ligadas por um pórtico gigante do Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, fica a primeira horta subterrânea do Brasil. O espaço de cultivo “às escuras” num dos mais famosos endereços paulistanos vai ser inaugurado nesta sexta-feira, dia 3 de junho.

02-predio-na-avenida-faria-lima-em-sao-paulo-tem-uma-horta-subterranea

A horta – que num primeiro momento vai produzir temperos como hortelã, manjericão, alecrim e tomilho, além de alface – é iluminada por lâmpadas de LED especiais para compensar a ausência de sol no subsolo. Com cor azulada, elas produzem um efeito semelhante ao da luz natural, ajudando na fotossíntese sem emitir calor.

03-predio-na-avenida-faria-lima-em-sao-paulo-tem-uma-horta-subterranea

As plantas são irrigadas por um sistema automático instalado em cada caixote e um funcionário borrifa manualmente os temperos, todos os dias. A horta também utiliza resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local.

Os vegetais colhidos vão ficar em um mini expositor refrigerado, disponíveis para os usuários e os chefes dos três restaurantes do edifício.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade