Por que as paredes do apartamento da Monica, de Friends, eram roxas?

O designer de produção John Shaffner explica que tem tudo a ver com criar uma identidade para a série

Por Marcela De Mingo 21 mar 2018, 15h44

Além da moldura amarela no olho mágico e do ambiente super espaçoso, o apartamento de Monica em Friends, tinha outro identificador muito marcante: as paredes roxas. E isso, claro, não foi um mero acidente, mas uma escolha pensada para criar toda ambientação da série.

Em uma entrevista para o Great Big Story, o designer de produção John Shaffner, responsável por todo o set da icônica série, explicou que quando pensa no ambiente, ele precisa levar em consideração o tempo que as pessoas levam para identificar aquele programa quando estão mudando os canais da televisão.

Inicialmente, ele conta, o modelo desenvolvido para ser apresentado aos executivos da Warner, a emissora de Friends, era inteiro branco. “Mas e as cores?”, perguntaram eles. Foi aí que ele deu a ideia das paredes roxas.

apartamento monica friends paredes roxas
Friends/Divulgação

John explica que todos ficaram muito ansiosos com a ideia, mas entenderam que era a melhor opção depois que ele pintou o modelo com essas cores e todos viram como ela funcionava bem. E isso, claro, se mostrou essencial para o sucesso da atração televisiva, porque quando as pessoas trocavam de canais e percebiam o set roxo, automaticamente identificavam que se tratava de Friends.

Outra curiosidade interessante é que essa profissão demanda que você preveja o futuro, de certa forma. John explica no vídeo (que você pode ver abaixo, em inglês), que pensou em colocar uma porta no final de um corredor no apartamento de Monica, e ela não tinha exatamente uma função. Porém, anos depois, a porta foi o assunto de um episódio inteiro – ela era o ‘armário de bagunça’ da personagem.

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade