Para refeições ao ar livre

Churrasqueiras e fornos de pizza continuam sendo as estrelas, mas já não são os únicos motivos para reunir a família e os amigos na área externa da casa.

Por Por Zizi Carderari Texto Lucila Vigneron Villaça Fotos Evelin Müller Ilustração Carlos Campoy Atualizado em 14 dez 2016, 12h35 - Publicado em 12 fev 2009, 23h43

Não há nada mais gostoso do que aproveitar a área externa para reunir a família e os amigos. Essa reportagem traz opções de ambientes para refeições para todos os gostos e espaços. Tem um forno de pizza e churrasqueira no terreno de trás da casa, canto de refeições na sala e churrasqueira na varanda do apartamento.

Ao encomendar o projeto da casa no litoral de São Paulo aos arquitetos do escritório Rocco e Associados, os clientes foram taxativos: a mesa grande para refeições deveria ficar do lado de fora. “Eles a chamaram de sala de jantar aberta”, conta a arquiteta Mariana Lellis Vieira. Como, além do churrasco, eles gostam de preparar outros pratos, a bancada conta com um cooktop e a churrasqueira agrega também a função de forno. Isso permite que toda a família – um casal com cinco filhos e netos pequenos – passe o dia inteiro curtindo a piscina sem abrir mão de se reunir em torno de gostosas comidinhas.

Um problema comum a muitos apartamentos afastava os moradores da varanda: o vento excessivo. Em busca de mais conforto, o proprietário optou pelo fechamento com vidros. Trocando ideias com a arquiteta Vanessa Féres, ela sugeriu unir o espaço com a sala e ali criar um canto de refeições. “A obra incluiu a retirada das portas de correr de vidro e o preenchimento do piso da varanda para nivelá-lo com o da área interna”, conta Vanessa. Com a churrasqueira integrada à sala, a arquiteta criou um nicho de madeira que disfarça a peça quando não está sendo usada. “Gostamos tanto que agora jantamos aqui todos os dias”, diz o morador.

Continua após a publicidade
Publicidade