Casa Created with Sketch.

Os painéis entre a sala e a cozinha nasceram para sumir com a prumada

As arquitetas contam como resolveram o problema desta sala integrada à cozinha.

As instalações hidráulicas do prédio passam pelo dente de alvenaria junto à janela da sala, obstáculo visual que pedia uma solução. Com a ideia de fazê-lo desaparecer, as arquitetas Claudia Krakowiak Bitran e Ana Cristina Tavares, sócias no escritório paulistano KTA, chegaram a esta boa proposta. A tal prumada foi devidamente escondida com uma lâmina fixa de MDF revestida de dois tipos de laca, assim como as outras três folhas que compõem o conjunto. “Alternar os acabamentos brilhante e fosco em faixas verticais dá movimento ao projeto”, avalia Claudia. Apenas as portas centrais deslizam (ambas podem se ocultar atrás de outra parte fixa, localizada no lado esquerdo). Em dia de festa, recolhe-se tudo, e o fogão fica à mostra, com o proprietário de alma gourmet de frente para a sala – integrada, como ele queria.

01-disfarce-elegante

 (/)

Olho no detalhe: estes truques de montagem fizeram a diferença no resultado Bandeira destacável o anteparo, desmontável em caso de manutenção, esconde dois trilhos. O que fica mais à frente é interrompido antes do fogão, impedindo que a porta ultrapasse esse ponto. O outro segue direto e guia a segunda folha até a parte fixa

Brilhante versus fosco: Quem está na sala e olha para o painel não sabe ao certo onde começa uma porta e termina a outra. “A intenção era disfarçar emendas. alternamos laca brilhante com acetinada em diferentes larguras para obter essa ilusão”, conta a arquiteta Claudia Krakowiak Bitran.

02-disfarce-elegante

 (/)

Pontas não se movem. Para cobrir os quase 3 m de vão, as arquitetas planejaram um painel fixo em cada canto (73,7 cm à esq. e 58,5 cm à dir.), mais duas folhas centrais móveis (78,5 cm cada). As faces voltadas para a cozinha são revestidas de laminado (Formica) para facilitar a limpeza. Execução da Movelaria Paulista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s