O vermelho nunca sai de moda: estes 10 quartos provam!

De quartos até cozinhas super estilosas, estes dez ambientes levam o vermelho na decoração - descubra como suas nuances são lindas e atemporais

Por Débora Fernandes Atualizado em 19 jan 2017, 15h55 - Publicado em 2 ago 2016, 12h53

Você se lembra de algum momento da moda em que batom vermelho estivesse por fora? A cor é uma das poucas que, em diferentes tons, se adapta a qualquer momento. E assim como nas tendências de vestuário, ela é atemporal também na decoração da casa!

A única ressalva é prestar atenção na escolha da nuance, em seu brilho e saturação. Ninguém quer ver um tom ketchup nas quatro paredes do quarto, não é mesmo? Estes dez cômodos irão ajudar na escolha do vermelho perfeito. Confira:

1. Enfatizando a arte

biblioteca-vermelha-vibrante-J-Randall-Powers-Foto-Eric-Piasecki

Nesta biblioteca de Houston, assinada por J. Randall Powers, o vermelho das paredes cumpre o papel de moldura, trazendo atenção para a parede e as obras de arte penduradas. O designer diz que pintar a parede de um vermelho tão vibrante é apenas para os corajosos: dá pra ver que isso o casal morador tem de sobra!

Para acertar na composição, a dica de Powers é combinar o tom com madeiras escuras e arte contemporânea. O sofá e otomana, em um verde azulado mais escuro, ajudam a equilibrar a saturação do ambiente.

2. Junto ao branco, na cozinha

01-cozinha-sofisticada-vestida-de-vermelho-e-branco

No apartamento da professora Selma Chagas, o vermelho salpica a cozinha branca por meio das pastilhas, módulos de armários, banquetas e acessórios. O ambiente se tornou uma combinação de diversão e sofisticação, com prateleiras especiais nas bancadas para suculentas e muito espaço para guardar panelas e comida — com uma cozinha destas, até quem só sabe fazer pipoca de micro-ondas se arrisca em pratos mais elaborados.

3. Um quarto ousado

quarto-sensual-vermelho-lorenzo-castillo-foto-simon-upton

Você pode abusar do vermelho até mesmo no quarto: neste ambiente, do designer de interiores Lorenzo Castillo, a cor está presente em quase todos os elementos. O que faz o espaço funcionar é a mistura de um tom um pouco mais claro com outro voltado para o vinho, bem profundo. Tudo quebrado por um pouco de marrom, como no papel de parede e na manta usada como peseira.

4. Cozinha em tons terrosos

cozinha-vermelho-profunda-oriental-Jean-François Jaussaud

Um vermelho aquecido, combinado a tons terrosos, é ideal para casas contemporâneas — principalmente as com inspiração oriental. Esta cozinha em Copenhague aposta no tom com uma mesa vintage de Hans J. Wegner.

5.  Um banheiro para crianças

banheiro-vermelho-Martha-Angus-foto-Grey-Crawford

Os pequenos adoram espaços cheios de cor! Este banheiro é a prova: criado pela designer de interiores Martha Angus, o vermelho não foi uma escolha dela, mas de seu filho de 12 anos. “Ele escolheu o coral não só para as paredes, como também para o rodapé, rodateto e teto”. A sugestão fez sucesso, e Angus recomenda a experimentação com cores vivas em qualquer banheiro, principalmente os pequenos. Para os maiores, ela aconselha adicionar cor aos poucos, com uma parede só ou em alguns detalhes.

Continua após a publicidade

6. Um quarto com contrastes

quarto-amarelo-com-contornos-em-vinho-Eric-Piasecki

O tom castanho avermelhado do nicho cria um espaço reservado e mais escuro, ideal para o descanso. Mas é só abrir as cortinas e sair da cama para ser surpreendido com as paredes amarelas, alegres, contornadas pelo mesmo tom da alcova. O quarto é todo inspirado na França do século 11 e quem assina é o designer de moda Gérard Tremolet.

7. Uma cozinha floral

cozinha-com-papel-de-parede-de-arabescos-simon-upton

O papel de parede com arabescos florais vermelhos sobre o tom creme traz uma atmosfera sofisticada a esta cozinha. Assinado por Alex Papachristidis, este flat londrino também ganhou desenhos neoclássicos emoldurados, inspirando cultura.

8. Um escritório cheio de cultura

escritorio-com-vermelho-e-estante-preta-foto-Gianni Franchellucci

O vermelho escolhido para a parede deste escritório é profundo e elegante, harmonizado com a estante e mesa pretas e o papel de parede neutro. O tom cumpre a função de animar o ambiente, evitando o monocromático — apesar de já termos provado que espaços com uma só cor também são lindos.

9. Papel de parede iluminado

02-papel-de-parede-vermelho-e-a-estrela-deste-quarto-de-casal

O tom não precisa ocupar todas as paredes: neste quarto, ele colore a cabeceira da cama em uma estampa elaborada combinada ao branco. O resultado é um ambiente com inspiração oriental e boa iluminação, através dos spots que destacam o desenho.

10.  Reconfortante

Quarto-20-CC

O vermelho pode fazer parte de uma combinação relaxante: neste ambiente, ele é associado ao bege e aos marrons, tons reconfortantes da terra.

 

Fonte: Elle Décor.

Sabe aquele produto de decoração e design que você adorou na revista CASA CLAUDIA? Eles podem ir direto para o seu lar. Conheça o nosso Marketplace Digital.

Continua após a publicidade

Publicidade