O vermelho nunca sai de moda: estes 10 quartos provam!

De quartos até cozinhas super estilosas, estes dez ambientes levam o vermelho na decoração - descubra como suas nuances são lindas e atemporais

Por Débora Fernandes
Atualizado em 21 nov 2022, 21h48 - Publicado em 2 ago 2016, 12h53
Quarto-20-CC
 (/)
Continua após publicidade

Você se lembra de algum momento da moda em que batom vermelho estivesse por fora? A cor é uma das poucas que, em diferentes tons, se adapta a qualquer momento. E assim como nas tendências de vestuário, ela é atemporal também na decoração da casa!

A única ressalva é prestar atenção na escolha da nuance, em seu brilho e saturação. Ninguém quer ver um tom ketchup nas quatro paredes do quarto, não é mesmo? Estes dez cômodos irão ajudar na escolha do vermelho perfeito. Confira:

1. Enfatizando a arte

biblioteca-vermelha-vibrante-J-Randall-Powers-Foto-Eric-Piasecki

Nesta biblioteca de Houston, assinada por J. Randall Powers, o vermelho das paredes cumpre o papel de moldura, trazendo atenção para a parede e as obras de arte penduradas. O designer diz que pintar a parede de um vermelho tão vibrante é apenas para os corajosos: dá pra ver que isso o casal morador tem de sobra!

Para acertar na composição, a dica de Powers é combinar o tom com madeiras escuras e arte contemporânea. O sofá e otomana, em um verde azulado mais escuro, ajudam a equilibrar a saturação do ambiente.

2. Junto ao branco, na cozinha

01-cozinha-sofisticada-vestida-de-vermelho-e-branco

No apartamento da professora Selma Chagas, o vermelho salpica a cozinha branca por meio das pastilhas, módulos de armários, banquetas e acessórios. O ambiente se tornou uma combinação de diversão e sofisticação, com prateleiras especiais nas bancadas para suculentas e muito espaço para guardar panelas e comida — com uma cozinha destas, até quem só sabe fazer pipoca de micro-ondas se arrisca em pratos mais elaborados.

3. Um quarto ousado

quarto-sensual-vermelho-lorenzo-castillo-foto-simon-upton

Você pode abusar do vermelho até mesmo no quarto: neste ambiente, do designer de interiores Lorenzo Castillo, a cor está presente em quase todos os elementos. O que faz o espaço funcionar é a mistura de um tom um pouco mais claro com outro voltado para o vinho, bem profundo. Tudo quebrado por um pouco de marrom, como no papel de parede e na manta usada como peseira.

4. Cozinha em tons terrosos

cozinha-vermelho-profunda-oriental-Jean-François Jaussaud

Um vermelho aquecido, combinado a tons terrosos, é ideal para casas contemporâneas — principalmente as com inspiração oriental. Esta cozinha em Copenhague aposta no tom com uma mesa vintage de Hans J. Wegner.

Continua após a publicidade

5.  Um banheiro para crianças

O vermelho nunca sai de moda: estes 10 quartos provam!

Os pequenos adoram espaços cheios de cor! Este banheiro é a prova: criado pela designer de interiores Martha Angus, o vermelho não foi uma escolha dela, mas de seu filho de 12 anos. “Ele escolheu o coral não só para as paredes, como também para o rodapé, rodateto e teto”. A sugestão fez sucesso, e Angus recomenda a experimentação com cores vivas em qualquer banheiro, principalmente os pequenos. Para os maiores, ela aconselha adicionar cor aos poucos, com uma parede só ou em alguns detalhes.

6. Um quarto com contrastes

quarto-amarelo-com-contornos-em-vinho-Eric-Piasecki

O tom castanho avermelhado do nicho cria um espaço reservado e mais escuro, ideal para o descanso. Mas é só abrir as cortinas e sair da cama para ser surpreendido com as paredes amarelas, alegres, contornadas pelo mesmo tom da alcova. O quarto é todo inspirado na França do século 11 e quem assina é o designer de moda Gérard Tremolet.

7. Uma cozinha floral

cozinha-com-papel-de-parede-de-arabescos-simon-upton

O papel de parede com arabescos florais vermelhos sobre o tom creme traz uma atmosfera sofisticada a esta cozinha. Assinado por Alex Papachristidis, este flat londrino também ganhou desenhos neoclássicos emoldurados, inspirando cultura.

8. Um escritório cheio de cultura

escritorio-com-vermelho-e-estante-preta-foto-Gianni Franchellucci

O vermelho escolhido para a parede deste escritório é profundo e elegante, harmonizado com a estante e mesa pretas e o papel de parede neutro. O tom cumpre a função de animar o ambiente, evitando o monocromático — apesar de já termos provado que espaços com uma só cor também são lindos.

9. Papel de parede iluminado

02-papel-de-parede-vermelho-e-a-estrela-deste-quarto-de-casal

Continua após a publicidade

O tom não precisa ocupar todas as paredes: neste quarto, ele colore a cabeceira da cama em uma estampa elaborada combinada ao branco. O resultado é um ambiente com inspiração oriental e boa iluminação, através dos spots que destacam o desenho.

10.  Reconfortante

Quarto-20-CC

O vermelho pode fazer parte de uma combinação relaxante: neste ambiente, ele é associado ao bege e aos marrons, tons reconfortantes da terra.

Fonte: Elle Décor.

Sabe aquele produto de decoração e design que você adorou na revista CASA CLAUDIA? Eles podem ir direto para o seu lar. Conheça o nosso Marketplace Digital.

Publicidade