Mercado medieval de Barcelona muda para prédio moderno

Edifício aberto e com cobertura espelhada acomoda os cerca de 500 lojistas do Mercado dos Encantos, que surgiu no século XIV

Por Por Nilbberth Silva Atualizado em 20 dez 2016, 21h49 - Publicado em 4 out 2013, 17h01

Quem vaga entre as barracas do Mercado dos Encantos, em Barcelona, topa com móveis antigos, discos de vinil, filmes pornográficos, estátuas de santos, livros usados a 5 euros  – e uma infinidade de outros itens. Cerca de 500 vendedores trabalham no local, mantendo o mesmo espírito caótico que o mercado de pulgas devia ter quando surgiu, durante a epidemia de peste negra do século XIV.

A prefeitura resolveu construir para o mercado um novo prédio, localizado em um parque próximo. Não foi o primeiro traslado da feira, que mudou de endereço pela última vez em 1928. Mas mover tanta gente (e tradição) deixou com uma baita responsabilidade o arquiteto responsável pelo novo mercado, Fermín Vazquez, do escritório b720.

O barcelonense venceu um concurso de arquitetura em 2006, propondo um prédio aberto e integrado à rua, características do mercado. O prédio foi inaugurado dia 25 de setembro. Sem paredes, o edifício tem uma cobertura a 25 m do chão. O objetivo é causar em quem anda por ali a sensação de estar a céu aberto. O teto recebeu placas de zinco e alumínio sobrepostas e inclinadas. Funcionam como um espelho, refletindo o entorno do mercado e o burburinho das barracas e compradores lá embaixo. Para reforçar o ar de praça, o piso foi revestido com asfalto e telhas de cimento, o pavimento utilizado nas calçadas de Barcelona.

Continua após a publicidade

Publicidade