Jardim com jabuticabeira com vista para a serra fluminense
O jardim embeleza o refúgio de praia e todas as suas áreas externas, como a piscina, garagem e os terraços
Por Reportagem Simone Raitzik (visual e texto) | Design Júlia Blumenschein | Fotos André Nazareth | Ilustração Fabio Flaks
access_time
19 Jan 2017, 15h38 - Publicado em 18 Sep 2012, 21h08
Delicadamente misturado aos contornos das montanhas, este jardim transformou a área externa da casa de praia. Planejado pelo escritório Landscape com espécies esculturais e pouca vegetação, ele contempla os desejos da família sem competir com o cenário ao fundo. “Queríamos um tapete de grama para as crianças correrem e espaço aberto a fm de contemplar a paisagem”, relembra a moradora, que sonhava também com uma jabuticabeira. Pontos de atração em torno de piscina, entrada, garagem e terraços atendem a esses e outros pedidos, como você verá a seguir. O projeto da casa, situada à beira de um canal, leva a assinatura de Paola Ribeiro Arquitetura & Interiores.
-
1.
zoom_out_map
1/7
Lazer em patamares. Na frente do terreno, a área de 126 m2 fcou reservada a deck, piscina spa e sauna. Três platôs demarcados por degraus de cumaru (Hibritec) vencem o desnível de 60 cm entre a piscina e a margem do canal.
-
2.
zoom_out_map
2/7
A forração é de grama-esmeralda, uniforme e resistente ao sol. Perto das espreguiçadeiras está a tão sonhada jabuticabeira uma cerca de capim-do-texas. A piscina tem spa e borda de travertino Bologna (Pietra
-
3.
zoom_out_map
3/7
Para dar as boas-vindas, um vaso com bromélias (Lalla Bortolini) foi posicionado junto à porta. O canteiro sinuoso, no contorno da fachada lateral, traz uma única espécie: o jasmim-estrela. Suas delicadas fores brancas brotam praticamente o ano todo.
-
4.
zoom_out_map
4/7
A terra ganhou forração de pedriscos. Em volta de tudo, plantou-se grama-esmeralda neste jardim.
-
5.
zoom_out_map
5/7
Área de lazer: coqueiros, jabuticabeira e uma cerca de capim-do-texas pontuam este local ensolarado. Dispensam podas e só a jabuticabeira pede regas diárias em épocas de seca. Terraço: um jasmim-dos-poetas, de sol pleno, foresce no fm do inverno. ele se apoia na pérgula e requer regas diárias em períodos sem chuva. Entrada: em vez de podarem o jasmim-estrela, os paisagistas deixam o lindo emaranhado crescer. Garagem: aqui há outra jabuticabeira e forração de grama-amendoim, que dá fores amarelas no verão. a congeia, de sol, foresce no inverno.
-
6.
zoom_out_map
6/7
Charme na garagem. Na lateral da moradia do caseiro, junto à garagem, o muro de 7,35 x 3 m foi forrado de tijolos de barro maciços. Ali, o canteiro circular de grama-amendoim põe em evidência outra jabuticabeira e, subindo pelo telhado, a congeia, com fores de tom rosa-claro. No lado oposto, as orquídeas-bambu chegam a 1,80 m e forescem quase o ano inteiro.
-
7.
zoom_out_map
7/7
Terraço perfumado. Preso no pilar de cumaru o pergolado junto à sala de estar, a trepadeira jasmim-dos-poetas se espalha pelo telhado. O perfume suave alcança também a varanda dos quartos de hóspedes. Réguas de ipê maciço (Parquet Nobre) desenham o deck do piso e o banco ao redor da área.