Jardim com horta e área de relaxamento

Espaço verde de casa paulista tem até pisadas em forma de flor

Por Reportagem Marcel Verrumo (texto) e Simone Monteiro (visual) | Fotos Levi Mendes Jr. Atualizado em 20 dez 2016, 21h14 - Publicado em 18 mar 2013, 20h02
jardim-com-horta-e-area-de-relaxamento-01

Com mais de 30 anos e sem nunca ter passado por mudanças, a área verde desta casa em Barueri, SP, pedia um arranjo mais atual. “Os donos queriam um jardim exuberante, jovem outra vez”, explica a paisagista Daniela Sedo. No espaço dedicado ao relaxamento, situado nos fundos do terreno, a profissional misturou as plantas existentes com espécies recém-chegadas, alternou tipos diferentes de grama e demarcou o percurso com pisadas em forma de flor. Ao lado do banco, tinas de madeira (encontradas na Ceagesp, em São Paulo) organizam a horta com manjericão, alecrim e salsinha. Permaneceram a vegetação mais tropical no muro de pedra e as palmeiras com folhas amareladas.

jardim-com-horta-e-area-de-relaxamento-02

Entre as novas plantas, está a cica (Cyca revoluta), na foto repleta e brotos. Quando eles se abrirem, a folhagem velha deverá ser cortada.

jardim-com-horta-e-area-de-relaxamento-03

O toque de cor vem do agapanto (Agapanthus africanus), que dá fores na primavera e no verão. Ele deve ser adubado antes e após a foração.

jardim-com-horta-e-area-de-relaxamento-04

Como a grama-são-carlos (Axonopus compressus) não se deu bem na área sombreada, a paisagista cobriu o trecho com a grama-preta (Ophiopogon japonicus), mais escura e adaptável ao local. Pisadas de concreto compradas na Ceagesp.

Continua após a publicidade

Publicidade