Casa Created with Sketch.

O guia definitivo dos layouts de cozinha!

Para quem acha que o cômodo só pode ser de um jeito, hora de conhecer as possibilidades para seus futuros projetos

 (Reprodução/dezeen)

Está prestes a começar uma reforma ou está namorando a ideia? Como o centro da casa e da rotina é a cozinha, ela merece e precisa, para o bom funcionamento das tarefas, de um planejamento bem pensado.

Além de combinar com o seu estilo, personalidade e, claro, ser bonita, ela também deve prezar uma organização que faça sentido para você.

 (Reprodução/Giphy)

Saber quais são os layouts que o local pode oferecer é o primeiro passo. Se estiver procurando algo diferente ou uma opção que utilize muito bem o espaço, o guia a seguir pode te dar a resposta certa!

De parede única

 

Esse é o design mais simples para cozinhas, apresentando muitos armários e uma única bancada disposta ao longo da superfície.

Se encaixando em um interior pequeno ou grande de plano aberto, a alternativa abre o lugar para o resto da casa – integrando-a com uma sala de jantar ou estar -, diferente dos projetos que a confinam atrás de uma ilha, bar de café da manhã ou península.

Com formato em L

 

Assim como o nome sugere, o formato desse layout imita o desenho da letra L, com dois balcões conectados em um ângulo reto – alô, matemática!

Esses elementos são, normalmente, colocados no canto do aposento, mas isso não te impede de transformá-la em uma península – apenas projete uma parte para fora da área. Em caso de um local maior, ilhas podem ser incorporadas no centro da configuração para um espaço adicional.

Modelo U

 

Construído por um trio de bancadas conectadas com a aparência da letra U, o modelo oferece um arranjo de trabalho eficiente e compacto – com fogão, pia e geladeira próximos. Popular em interiores pequenos, ele auxilia na hora de cozinhar e com armazenamentos – possibilitando a inclusão de armários embaixo e suspensos em cima.

Tipo galé

 

Levando o nome da área estreita de preparação das refeições em navios, o estilo envolve duas fileiras paralelas de armários e bancadas separadas por uma passagem.

Veja também

Funcionando bem em cômodos limitados ou estreitos e longos, assim como a forma U, possui uma configuração boa para o trabalho. Em casas menores, a cozinha é como um corredor que leva até a sala de jantar.

Estilo península

 

Com a forma da característica geográfica, as penínsulas oferecem uma bancada e opções de assentos. Por se estenderem a partir de uma parede, são frequentemente usadas em ambientes menores, onde seria difícil inserir uma ilha independente.

O design também consegue ser útil em layouts irregulares, podendo ser assimétrico ou colado em diferentes ângulos.

Incluindo uma ilha

 

Essa tendência acrescenta uma unidade autônoma e alta separada das paredes do aposento. Contendo, geralmente, armazenamento adicional na parte inferior e espaço de preparação na superior, seu formato costuma ser retangular.

A superfície extra funciona muito bem em plano aberto, pois proporciona uma linha de visão clara entre a cozinha e a sala de jantar – oferecendo um local onde tudo se une.

Combinando com a sala de jantar

 

A opção se tornou muito famosa por criar um ambiente multifuncional para  preparar as refeições, comer e socializar – mais informais, são capazes de hospedar uma variedade de atividades. Em casas grandes proporcionam uma área aberta e em pequenas economizam espaço.

Balcão de café da manhã

 

Esse é uma extensão de uma bancada, muitas vezes incorporada em ilhas ou penínsulas, utilizadas como uma alternativa informal para jantar, socializar e até para o home office!

O balcão de café da manhã torna o cômodo funcional, dispondo de possibilidades de armazenamento e superfície para realizar afazeres.

*Via Dezeen

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.